O líder da bancada do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), condenou o ataque dos Estados Unidos à Venezuela e convocou “as forças democráticas para defender a soberania dos povos latino-americanos”.
A operação norte-americana se deu na madrugada deste sábado (3/1) e resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.
O deputado petista disse, em publicação nas redes sociais, que o conflito deve ter uma solução mediada por órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Leia também
-
Diretor da PF diz que Venezuela fechou fronteira; Brasil mantém aberta
-
Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela: “Inaceitável”
-
Maduro será julgado em Nova York após ser capturado na Venezuela
-
Chanceler da Venezuela conversa com Mauro Vieira após ataque dos EUA
“A Bancada do PT conclama as forças democráticas para defender a soberania dos povos latino-americanos, bem como encontrar soluções negociadas e pacíficas, sem o uso da força militar e com respeito ao povo venezuelano e às instituições democráticas daquela nação”, diz o comunicado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também criticou a ofensiva do governo de Donald Trump na Venezuela, dizendo que as ações “ultrapassam uma linha inaceitável” e que o ataque “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz”.
Lula também disse que ataques estrangeiros são uma “flagrante violação do direito internacional” e também pediu a interferência da ONU e colocou o Brasil “à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”.
Jesus Vargas/Getty Images
EUA ataca Caracas, capital da Venezuela
Stringer/Anadolu via Getty Images
EUA ataca Caracas, capital da Venezuela
Boris Vergara/Anadolu via Getty Images
EUA ataca Caracas, capital da Venezuela
enezuela. (Photo by Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images
Jesus Vargas/Getty Images
Jesus Vargas/Getty Images
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O ditador Nicolás Maduro e Lula
Igo Estrela/Metrópoles
Lula e Maduro se encontram antes da cúpula dos países sul-americanos
Hugo Barreto/Metrópoles
Captura de Maduro
Segundo a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, Maduro deverá ser indiciado e julgado por uma corte em Nova York por “narcoterrorismo”. Ela acrescentou que o venezuelano enfrentará “toda a fúria” da Justiça dos EUA.
O governo Trump afirmou em diversas ocasiões que o venezuelano encabeça o cartel Los Soles.
“Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram indiciados no Distrito Sul de Nova York. Nicolás Maduro foi acusado de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos contra os Estados Unidos”, disse a procuradora-geral dos EUA em uma publicação na rede social X.