Morre Bira Haway, produtor que marcou gerações no samba e pagode

Morre Bira Haway, produtor que marcou gerações no samba e pagode

O universo do samba e do pagode perdeu neste domingo (25/1) um de seus nomes mais influentes. Ubirajara de Souza, conhecido artisticamente como Bira Haway, morreu aos 74 anos no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na zona oeste do Rio de Janeiro. Produtor responsável por moldar a sonoridade de diversos grupos de sucesso, ele também era pai do cantor Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, que faleceu em 2024.

Nos últimos meses, Bira enfrentava um quadro de saúde delicado. Após passar por uma cirurgia de amputação de uma das pernas, chegou a receber alta, mas voltou a se sentir mal na última semana. Ele foi atendido em uma UPA na Cidade de Deus, onde os médicos diagnosticaram insuficiência cardíaca. Diante da gravidade do quadro, foi transferido para o Hospital Carlos Chagas, onde permaneceu internado até seu último suspiro.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Bira Haway morreu aos 74 anosReprodução: Instagram/@molejooficial Bira Haway morreu aos 74 anosReprodução: Instagram/@molejooficial Bira Haway morreu aos 74 anosReprodução: Instagram/@molejooficial Bira Haway morreu aos 74 anosReprodução: Instagram/@molejooficial Anderson Molejo em showReprodução: Instagram/@cantorandersonleonardo

Voltar
Próximo

Leia Também

Música
Molejo emite nota com herdeiros de Anderson sobre proibição de uso do nome da banda

Música
Um mês após a morte de Anderson, herdeiros travam guerra contra Molejo. Entenda!

Redes Sociais
Neta de Anderson Leonardo nasce um mês após morte do cantor

Música
Molejo anuncia novo álbum com músicas inéditas após morte de Anderson Leonardo

A trajetória musical de Bira começou longe dos holofotes, como percussionista na noite paulistana. Foi nesse período que surgiu o apelido “Haway”, herdado do estúdio onde costumava gravar. Mais tarde, já no Rio, também atuou como cantor e intérprete de escola de samba, chegando a ser a voz oficial da Estácio de Sá.

A partir da década de 1980, ele se consolidou nos bastidores como produtor musical, e virou peça-chave na ascensão de importantes grupos do gênero. Trabalhou diretamente com Molejo, Exaltasamba, Soweto, Samprazer e Revelação, deixando sua assinatura em sucessos que atravessaram gerações e ajudaram a definir o pagode moderno.

Nas redes sociais, integrantes do Molejo como Andrezinho Silva, Claumirzinho e Jimmy lamentaram a perda e prestaram homenagens, chamando Bira de mestre, guia e pai artístico.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Bira HawayMolejoNotíciasPagodeProdutorSamba