Primeiro dia do ano começa com calor intenso e possibilidade de chuva rápida no Acre

Foto: Sérgio Vale

A quinta-feira (1º/1/2026) será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. O sol aparece entre nuvens ao longo do dia, com possibilidade de chuvas rápidas e isoladas, principalmente no período da tarde. Em algumas áreas da região Norte e Centro-Oeste do país, as pancadas podem ser mais intensas, com destaque para Rondônia e Mato Grosso.

Além do Acre, o mesmo cenário climático atinge o sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas da Bolívia (regiões de planície) e do Peru, na região de selva. No restante do Amazonas, o calor e a sensação de abafamento continuam, com chuvas pontuais e passageiras, que podem ocorrer de forma mais forte em alguns municípios.

Previsão específica para o Acre

Leste e sul do estado
(Microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira):
O dia será quente e abafado, com sol, variação de nuvens e chuvas rápidas e localizadas. A probabilidade de chuva forte é baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, chegando a 80% ou 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
(Microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá):
O tempo segue quente e abafado, com sol, nuvens e pancadas isoladas de chuva. Também há baixa chance de chuvas intensas. A umidade mínima fica entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos continuam fracos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 33°C e 35°C;

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 21°C e 23°C, máximas entre 33°C e 35°C;

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 33°C e 35°C;

  • Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 33°C e 35°C;

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 33°C e 35°C;

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 32°C e 34°C;

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C, máximas entre 32°C e 34°C.

Categories: Cotidiano