O rio Envira voltou a transbordar na manhã desta sexta-feira (16) no município de Feijó, no interior do Acre. Esta é a segunda vez em menos de uma semana que o manancial ultrapassa a cota de transbordamento, aumentando a preocupação de moradores de áreas ribeirinhas e de bairros mais baixos da cidade.
De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal às 6h, o nível do rio chegou a 12,04 metros, superando novamente a cota de transbordamento, que é de 12 metros.
A nova elevação ocorreu após uma subida rápida em relação à medição anterior. Na quinta-feira (15), o nível do Envira era de 11,28 metros, abaixo da cota de transbordamento, mas ainda acima da cota de alerta, estabelecida em 11 metros. Em menos de 24 horas, o volume de água aumentou e provocou novo extravasamento.
Este é o segundo transbordamento registrado nesta semana. O primeiro aconteceu na terça-feira (13), quando áreas ribeirinhas começaram a ser alagadas e duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências, sendo levadas para locais seguros com apoio da Defesa Civil.
Com o novo transbordamento, a situação voltou a acender o sinal de alerta no município. A Defesa Civil de Feijó informou que segue monitorando o nível do rio de forma contínua e mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências, incluindo remoções emergenciais, caso o nível continue subindo.
O nível máximo histórico do rio Envira em Feijó é de 14,54 metros. As autoridades orientam que moradores de áreas de risco acompanhem os boletins oficiais e procurem a Defesa Civil ao perceber qualquer sinal de agravamento da situação.