O rio Envira voltou a transbordar na manhã desta sexta-feira (16) no município de Feijó, no interior do Acre. Esta é a segunda vez em menos de uma semana que o manancial ultrapassa a cota de transbordamento, aumentando a preocupação de moradores de áreas ribeirinhas e de bairros mais baixos da cidade.
Publicidade
De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal às 6h, o nível do rio chegou a 12,04 metros, superando novamente a cota de transbordamento, que é de 12 metros.
A nova elevação ocorreu após uma subida rápida em relação à medição anterior. Na quinta-feira (15), o nível do Envira era de 11,28 metros, abaixo da cota de transbordamento, mas ainda acima da cota de alerta, estabelecida em 11 metros. Em menos de 24 horas, o volume de água aumentou e provocou novo extravasamento.
Este é o segundo transbordamento registrado nesta semana. O primeiro aconteceu na terça-feira (13), quando áreas ribeirinhas começaram a ser alagadas e duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências, sendo levadas para locais seguros com apoio da Defesa Civil.
Publicidade
Com o novo transbordamento, a situação voltou a acender o sinal de alerta no município. A Defesa Civil de Feijó informou que segue monitorando o nível do rio de forma contínua e mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências, incluindo remoções emergenciais, caso o nível continue subindo.
O nível máximo histórico do rio Envira em Feijó é de 14,54 metros. As autoridades orientam que moradores de áreas de risco acompanhem os boletins oficiais e procurem a Defesa Civil ao perceber qualquer sinal de agravamento da situação.
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.