Risco de toxina: Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis por risco de contaminação

Risco de toxina: Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis por risco de contaminação

Nesta quarta-feira (7/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou a proibição da venda de alguns lotes de fórmulas infantis de marcas famosas devido ao risco de contaminação, que pode causar vômito, diarreia ou letargia (sonolência excessiva), lentidão de movimentos e do raciocínio, além de incapacidade de reagir e expressar emoções.

As marcas são Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, todas da empresa Nestlé Brasil. A fabricante iniciou o recolhimento no Brasil e em outros países após a descoberta de uma toxina nos produtos de uma fábrica localizada na Holanda.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Lotes de fórmulas da marca Nestlé proibidas pela AnvisaReprodução gov.br/anvisa Lotes de fórmulas da marca Nestlé proibidas pela AnvisaReprodução gov.br/anvisa Fórmulas da marca Nestlé proibidas pela AnvisaReprodução gov.br/anvisa

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Anvisa anuncia recolhimento e suspensão de lote de whey e canela

Notícias
Anvisa anuncia suspensão da interdição de creme dental da Colgate

Saúde
Anvisa aprova dose única de vacina contra dengue desenvolvida pelo Butantan

Saúde
Anvisa aprova testes da vacina do Butantan contra a gripe aviária em humanos

Notou-se que a toxina estava presente em um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados. Diante disso, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global.

A orientação para quem consome as marcas é conferir o número do lote no rótulo. Caso o produto faça parte de um dos lotes recolhidos, não deve ser consumido. Os demais lotes não foram afetados.

Os consumidores podem entrar em contato com a Nestlé Brasil Ltda., por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), indicado na embalagem, para receber orientações sobre como realizar trocas ou devolver os produtos.

A criança deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro se apresentar sintomas compatíveis com os citados após o consumo de alguma das fórmulas. Também é importante informar o alimento consumido e levar uma amostra da embalagem.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Anvisacontaminação por toxinafórmulaSAÚDE