Minutos após confirmar a demissão de Xabi Alonso, o Real Madrid agiu rapidamente no mercado e anunciou Álvaro Arbeloa como novo treinador da equipe principal. A escolha foi por uma solução interna: o ex-defensor comandava o Real Madrid Castilla, equipe B do clube, e tem longa trajetória nas categorias de base da equipe madrilenha.
Ex-lateral e campeão por diferentes competições com a camisa do clube, Arbeloa vinha comandando o Real Madrid Castilla desde junho de 2025 e foi escolhido como solução interna para assumir o cargo. O espanhol construiu sua trajetória como treinador dentro da estrutura merengue, atuando nas categorias de base desde 2020.
Veja as fotosAbrir em tela cheia ArbeloaReprodução/Instagram Arbeloa quando atuava como jogador pelo Real MadridReprodução Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Redes Sociais
“Aqui é pé quente”: Virginia e Duda Freire comemoram a vitória do Real Madrid
Esportes
“É preciso estar preparado para cada partida”, diz técnico do Real Madrid sobre Endrick
Esportes
“Anda triste”: estado emocional de Rodrygo preocupa o Real Madrid
Esportes
“Barcelona até morrer”: Romário diz que prefere jogar na Argentina do que no Real Madrid
A saída de Xabi Alonso ocorreu um dia após a derrota por 3 a 2 para o Barcelona, na final da Supercopa da Espanha. O ex-meio-campista havia assumido o comando do Real Madrid durante o Mundial de Clubes da Fifa do ano passado e encerra sua passagem após 34 partidas à frente dos blancos.
Nesse período, Xabi acumulou 24 vitórias, quatro empates e seis derrotas, com aproveitamento de 70,59%, mas sem a conquista de títulos. Ele deixa o clube na vice-liderança de LALIGA, quatro pontos atrás do Barcelona.
Cria merengue no comando
Em comunicado oficial, o Real Madrid detalhou a trajetória de Arbeloa dentro do clube: “O Real Madrid comunica que Álvaro Arbeloa é o novo treinador do elenco principal. Álvaro Arbeloa vinha sendo o treinador do Castilla desde junho de 2025 e fez toda a sua carreira como treinador na base do Real Madrid, desde 2020.”
Segundo o clube, Arbeloa passou pelo Infantil A na temporada 2020/21, conquistando o título da Liga, comandou o Cadete A em 2021/22 e esteve à frente do Juvenil A entre 2022 e 2025. Nesse período, alcançou o principal feito de sua carreira como treinador: o triplete na temporada 2022/23, com os títulos da Liga, da Copa do Rei e da Champions League da categoria, além da conquista da Liga em 2024/25.
Aos 42 anos, Arbeloa é considerado uma figura profundamente ligada à história recente do Real Madrid. Como jogador, vestiu a camisa do clube entre 2009 e 2016, período em que disputou 238 partidas oficiais e conquistou oito títulos, incluindo duas Champions League, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Uefa, uma LALIGA, duas Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha.
Revelado nas categorias de base do clube, Arbeloa integrou elencos históricos ao lado de nomes como Cristiano Ronaldo, Marcelo, Pepe, Modric, Casillas e Sergio Ramos. Embora muitas vezes atuasse como reserva, também foi utilizado como zagueiro improvisado em diferentes momentos.
Após deixar o Real Madrid em 2016, o ex-lateral passou pelo West Ham, da Inglaterra, onde encerrou a carreira como jogador em 2017. Três anos depois, iniciou sua trajetória como treinador no próprio clube merengue, comandando o sub-15, passando pelo sub-19 e, mais recentemente, pelo Castilla, antes de receber a oportunidade no time principal.