Segunda-feira será de tempo instável e chuvas fortes em várias regiões do Acre

Foto: Whidy Melo

Nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, o tempo segue instável por causa da alta umidade do ar, favorecendo a ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia. Em alguns momentos, as precipitações podem ser intensas e provocar transtornos à população. Esse cenário atinge o Acre e também áreas do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru.

No Acre, a atenção deve ser redobrada principalmente no leste e no sul do estado, onde há previsão de chuva forte, sobretudo a partir da tarde e durante a noite. Rondônia, o sul do Amazonas, o norte e noroeste de Mato Grosso e o norte da Bolívia também estão entre as áreas com maior risco de volumes elevados de chuva.

No leste e sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol entre muitas nuvens e chuvas pontuais ao longo do dia. As pancadas podem ser intensas em alguns pontos, com probabilidade muito alta de chuva forte. A umidade do ar varia entre 55% e 65% nas horas mais quentes da tarde, chegando a índices entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo fica quente e abafado. O sol aparece entre nuvens, mas há previsão de chuvas rápidas e isoladas, que também podem ser intensas em algumas localidades. A chance de chuva forte é alta. A umidade relativa do ar fica entre 65% e 75% à tarde e pode chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos continuam fracos, com direção predominante do norte.

As temperaturas seguem elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem marcar mínimas entre 21°C e 23°C, com máximas variando de 28°C a 30°C. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as temperaturas ficam na mesma faixa, com mínimas entre 21°C e 23°C e máximas de até 30°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, o cenário se repete, com mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 28°C e 30°C. Já em Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as mínimas variam de 22°C a 24°C, enquanto as máximas podem chegar a 32°C.

No interior, em Tarauacá e Feijó, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas mais elevadas, entre 31°C e 33°C. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, assim como em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, e as máximas variam de 30°C a 32°C.

Informações via O Tempo Aqui.
Categories: Cotidiano