Seleção Brasileira se prepara para disputa da Copa América de Futsal

Seleção Brasileira se prepara para disputa da Copa América de Futsal

Com 11 títulos, a Seleção Brasileira se prepara para a Copa América de Futsal de 2026, que será no Paraguai. O campeonato começa neste sábado (24/1) e contará com dez seleções divididas em dois grupos de cinco. O Brasil defende o título conquistado na última edição, onde superou a Argentina na final por 2 a 0.

O trabalho da equipe comandada por Marquinhos Xavier também ganhou destaque na conquista invicta da Copa Intercontinental, em São José dos Pinhais (PR), e da Copa das Nações, disputada em Brasília, no ano passado.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Brasil venceu a Ucrânia de virada e garantiu vaga na final da Copa do Mundo de futsal depois de 12 anos (Getty Images) Brasil venceu a Ucrânia de virada e garantiu vaga na final da Copa do Mundo de futsal depois de 12 anos (Getty Images) Brasil venceu a Ucrânia de virada e garantiu vaga na final da Copa do Mundo de futsal depois de 12 anos (Getty Images)

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Plano do Corinthians para reorganizar dívidas recebe aprovação da Justiça

Esportes
Regra da UEFA impede Endrick de atuar pelo Lyon em torneios continentais

Esportes
Justiça condena Flamengo a pagar mais de R$ 16,8 milhões por venda de Wesley. Entenda!

Fora das quadras, também existe um olhar cuidadoso com a modalidade. Recentemente, Samir Xaud, presidente da CBF, destacou o compromisso da Confederação no empenho em atrair mais investimentos para o futsal.

Nesse sentido, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) figura como uma das principais entidades impulsionadoras do investimento no futsal brasileiro. Apenas no Eixo Competições do CBC, o aporte financeiro abrange desde torneios de base e formação, como a Taça Brasil Sub-17 e Sub-21, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), até as competições de elite do país, como a Liga Nacional de Futsal (LNF) e a Liga de Futsal Feminina (LFF).

“O futsal está presente na formação esportiva de milhares de jovens ao redor do Brasil. As parcerias com a CBFS, a LNF e a LFF reforçam os objetivos estratégicos do CBC, ampliando o alcance dos Campeonatos Brasileiros Interclubes e contribuindo para a profissionalização da modalidade em todo o país”, declarou Paulo Maciel, presidente do CBC.

Além disso, o futsal também conta com o suporte dos Eixos de Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE) e de Equipes Técnicas Multidisciplinares (ETM), que têm como objetivo estruturar e otimizar o desenvolvimento técnico dos atletas nos seus respectivos clubes.

O torneio é dividido em dois grupos de cinco times, sendo que os dois primeiros se classificam para as semifinais e os respectivos terceiros, quartos e quintos colocados jogam partidas únicas entre si para definir o ranking final da competição. O regulamento da Copa América prevê disputa de terceiro lugar.

O Brasil é cabeça de chave do grupo B da Copa América, e enfrenta Venezuela, Chile, Colômbia e Bolívia. No fim de 2025, o treinador Marquinhos Xavier convocou os 16 atletas que irão disputar a competição, com destaque para o pivô João Victor, do Barcelona, melhor jogador do mundo em 2025, e o ala Dyego Zuffo, do Al Ula, melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal 2024. Confira a lista completa abaixo:

Goleiros

Willian (Norlisk)
Matheus (JEC)
Nicolas (Jaraguá)

Fixos

João Victor (Barcelona)
Marlon (Selangor FC Futsal)

Alas

Felipe Valério (Sporting)
Dyego (Al-Ula)
Fabinho (Palma)
Lucão (Palma)
Cleber (Alqadsia)
Marcel (El Pozo)
Arthur (Benfica)
Richard (KPRF)

Pivôs

Rafa Santos (El Pozo)
Pito (Barcelona)
Rocha (Sporting)

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: CBFCopa América de FutsalESPORTES