Em Stranger Things, Winona Ryder interpreta Joyce Byers, mãe solteira determinada a encontrar o filho desaparecido em uma dimensão desconhecida. Para muitos fãs, esse é seu papel mais marcante, mas sua carreira já era marcada por grandes sucessos desde a década de 1980.
Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things
Divulgação/Netflix
Cena de Stranger Things
Reprodução/Netflix
Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things
Divulgação/Netflix
Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things
Divulgação/Netflix
Winona Ryder como Joyce Byers em Stranger Things
Divulgação/Netflix
Antes mesmo dos protagonistas da série nascerem, no início da década de 2000, Ryder já era um dos nomes mais promissores de Hollywood. Em 1988, ela fez sucesso ao integrar o elenco Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem, e dois anos depois voltou a brilhar ao lado do diretor Tim Burton em Edward Mãos de Tesoura (1990).
Leia também
-
Saiba quem morre no fim de Stranger Things e o destino dos personagens
-
Produtor revela detalhes de como será o fim de Stranger Things
-
Stranger Things: Netflix divulga teaser empolgante do último episódio
-
Atriz de Stranger Things enfrenta críticas após procedimento estético
Nos anos seguintes, a atriz continuou em destaque e foi indicada duas vezes ao Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante por A Época da Inocência (1993) e Melhor Atriz por Adoráveis Mulheres (1994), atuação que lhe rendeu um Globo de Ouro.
A ascensão de Ryder como ícone do cinema foi interrompida por uma polêmica em 12 de dezembro de 2001, quando ela entrou em uma loja de luxo em Beverly Hills, nos Estados Unidos, e escondeu vários itens entre seus pertences. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança e gerou grande repercussão na mídia.
A atriz foi presa ao deixar a loja com os braços carregados de sacolas. Depois, foi julgada e condenada por furtar mais de US$ 5.500 em produtos. Recebeu três anos de liberdade condicional e precisou pagar US$ 6.355 pelo material roubado. Apesar da pena, o impacto mais significativo recaiu sobre sua carreira, quando tinha 31 anos.
Nos anos seguintes, Winona assumiu papéis coadjuvantes em grandes filmes como Cisne Negro (2010) e Star Trek (2009). Quinze anos após o incidente, Ryder retornou ao centro das atenções com Stranger Things, conquistando uma nova geração de fãs que passou a reconhecê-la pelo papel na saga e não pelo escândalo.
O ambiente oitentista da série ainda trouxe nostalgia para quem acompanhou o início da carreira da atriz.
Sobre o episódio do roubo, Ryder explicou à revista Porter: “Psicologicamente, eu estava em um lugar em que eu simplesmente não queria, eu queria parar. Eu não vou entrar no que aconteceu, mas não foi bem o que as pessoas acharam. E não foi como se tivesse sido o crime do século. Mas isso me permitiu ter um tempo que eu precisava, eu voltei para São Francisco, voltei a fazer coisas. Eu tinha outros interesses”.