O ano começou e as contas já estão batendo na porta. A Prefeitura de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (2/1), o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026, que todo dono de imóvel na capital precisa pagar. Apesar das datas definidas, os valores ainda não foram liberados e só poderão ser consultados a partir do dia 15 de janeiro.
Segundo o edital publicado pela Prefeitura, o vencimento da primeira parcela — ou do pagamento à vista — será em fevereiro, para todos os imóveis da cidade. Quem conseguir pagar tudo de uma vez terá desconto de 3%. Já quem preferir parcelar, poderá dividir o valor em até dez vezes.
Parcelamento muda em 2026
A diferença deste ano, é que a prefeitura não vai mais enviar pelos Correios as parcelas seguintes do IPTU para quem escolher o pagamento parcelado. O contribuinte vai receber apenas a notificação inicial e, depois disso, deverá emitir as demais parcelas pela internet, no site iptu.prefeitura.sp.gov.br.
Assim como nos anos anteriores, o IPTU 2026 também poderá ser pago por PIX, além das formas tradicionais. A guia deve ser emitida somente pelo site oficial da prefeitura. A Secretaria da Fazenda alerta que não envia boletos ou links de pagamento por WhatsApp, SMS ou e-mail.
O imposto também pode ser pago pelo internet banking, caixas eletrônicos, bancos e lotéricas. O débito automático continua valendo para quem já utilizava a modalidade. Quem ainda não aderiu, poderá fazer a opção até o vencimento da primeira parcela, com validade a partir da segunda.
Leia também
-
Metrô e ônibus testam adesão de pagamento com cartão. Veja onde usar
-
Tarifa de ônibus em SP: veja até quando recarregar sem pagar mais
-
Justiça multa Prefeitura de SP e construtora por prédio de luxo irregular
-
Obra de mansão nos Jardins tinha 100 pessoas e fiscais foram barrados
Confira as datas de vencimento do IPTU
- As datas de pagamento variam de acordo com a opção do contribuinte.
- Dia escolhido, para quem fez atualização cadastral.
- Dias 9 ou 14 para quem não escolheu data.
- Dia 20, para imóveis administrados por imobiliárias, com primeira parcela em março.