Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou Lula, cai para 2ª divisão no Rio

Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou Lula, cai para 2ª divisão no Rio

A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a segunda divisão do carnaval do Rio de Janeiro após a apuração do Grupo Especial, nesta quarta-feira (18/02), ao terminar na última colocação e perder a vaga para o próximo ano.

A escola levou à Marquês de Sapucaí um enredo dedicado a Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou episódios da trajetória política e pessoal do presidente. O tributo gerou reações e debate público desde a apresentação, com manifestações contrárias que classificaram parte do desfile como ato de campanha antecipada.

Veja as fotosAbrir em tela cheia PL criticou o desfile da Acadêmicos de Niterói que representou Bolsonaro como o palhaço Bozo presoReprodução redes sociais Musa da Acadêmicos de NiteróiPortal LeoDias PL criticou o desfile da Acadêmicos de Niterói que representou Bolsonaro como o palhaço Bozo presoReprodução Wallace Palhares, presidente da Acadêmicos de Niteróiportal LeoDias

Voltar
Próximo

Leia Também

Rio de Janeiro
Acadêmicos de Niterói conquista título da Série Ouro e irá ao Grupo Especial pela 1ª vez

Carnaval
Desfile da Acadêmicos de Niterói sobre Lula gera repercussão na web e entre políticos

Rio de Janeiro
Imperatriz aponta prejuízo causado por desfile da Acadêmicos de Niterói e cobra Liesa

Além da homenagem, o desfile incluiu referências a governos anteriores e menções que provocaram críticas da oposição, entre elas alusões ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e motivaram questionamentos sobre uso de símbolos associados a partidos e eventuais infrações eleitorais. Algumas ações judiciais e reclamações foram protocoladas nas horas seguintes à apresentação.

Representantes da escola defenderam a liberdade artística e afirmaram que o enredo foi uma homenagem histórica, não um ato de propaganda política, e que todas as escolas recebem financiamento público em condições semelhantes. Ainda assim, a repercussão política e técnica do desfile, somada às notas atribuídas pelos jurados, resultou na última posição da agremiação na apuração.

Com o rebaixamento confirmado na apuração, a Acadêmicos de Niterói deixará o Grupo Especial no ano seguinte e competirá na divisão de acesso, alterando o calendário e a estratégia da escola para 2027. As diretorias devem agora avaliar recursos previstos em regulamento e eventuais medidas administrativas referentes às contestações apresentadas após o desfile.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Acadêmicos de NiteróiCarnavalCarnaval 2026Rio de Janeiro