Em menos de uma semana, forças de segurança do Amazonas retiraram 5,4 toneladas de drogas de circulação em duas operações de grande porte realizadas no início de fevereiro. As ações ocorreram em Manaus e no Rio Solimões, resultando em prisões e prejuízo milionário ao crime organizado.
A ocorrência mais recente foi registrada na noite de sábado (14), no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da capital. Policiais militares da 28ª Cicom apreenderam 1,1 tonelada de entorpecentes e prenderam três suspeitos — dois colombianos e um brasileiro.
A ação começou por volta das 23h45, após denúncia anônima indicar movimentação suspeita em um estaleiro localizado na Rua da Olaria. Ao chegarem ao local, os agentes identificaram uma embarcação com indícios de solda irregular e pintura recente, levantando suspeita de compartimentos escondidos.
Com o apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na abertura das estruturas metálicas, foram encontrados 992 quilos de maconha do tipo skunk e 119,5 quilos de cocaína. Apenas nessa operação, o prejuízo estimado às organizações criminosas é de R$ 30 milhões.
A apreensão se soma a outras 4,3 toneladas de drogas interceptadas no último dia 10 de fevereiro, no Rio Solimões. A operação foi realizada de forma integrada pelas polícias Civil e Federal, com apoio da Polícia do Peru.
Todo o material apreendido e os suspeitos detidos foram encaminhados ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), que dará continuidade às investigações.