Babu Santana e o diabetes: especialista desmistifica verdades e mitos da doença

Babu Santana e o diabetes: especialista desmistifica verdades e mitos da doença

Quais são os mitos e verdades envolvendo o diabetes? Levando em consideração que Babu Santana, no “BBB26”, relatou ter a doença, a reportagem do portal LeoDias conversou com um especialista que esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto.

O ator e cantor chegou a retirar o sensor de glicemia que tinha e trazia benefícios do monitoramento. Na primeira prova de resistência, confessou o medo de passar mal. O endocrinologista e coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marcio Krakauer, explicou que pode acontecer de não se sentir bem diante das situações de estresse:

Veja as fotosAbrir em tela cheia Babu Santana no “BBB26″Reprodução Instagram Babu Santana Babu Santana no “BBB26” voltou a fumarReprodução Instagram Babu Santana Solange Couto, Babu Santana e Chaiany conversaram sobre autoestima neste domingo (25/1)Reprodução: Globoplay Babu superou Juliano Floss na última etapa.Reprodução/BBB Babu SantanaFoto: Divulgação Babu SantanaReprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
“Novo tabaco”: especialistas dão dicas para evitar o consumo excessivo de açúcar

Famosos
“Roma vai parar”: Deborah Secco relata impacto da morte do papa durante viagem na Itália

Saúde
ANVISA manda recolher lote de sorvete por não informar sobre alergênicos

Famosos
Advogado de Dona Ruth esclarece acordo com familiares das vítimas de acidente

“Questões de estresse, quando agudo, faz subir a glicose. Provas muito longas que têm algum esforço físico maior, privação de sono, alimentação regular podem provocar a queda da glicose. Tanto hipo quanto hiperglicemias são possíveis, dependendo do tratamento e do tipo de diabetes que a pessoa tem. O receio dele foi compreensível e mostra responsabilidade com a própria saúde”, afirmou.

Como líder, o confinado pediu ajuda para os amigos comerem os doces (chocolates), porque ele não pode comer muito. “Ninguém deve comer muito doce, quem tem diabetes pode comê-los de forma eventual e planejada. O excesso vai piorar o controle da glicose e provocar problemas tanto agudos quanto crônicos para o indivíduo que tem diabetes. Nesse ambiente com grande oferta de comida, que existe no Vip do ‘BBB’, e pouca rotina, não exagerar é uma estratégia inteligente”, comentou.

Além disso, o impacto emocional de estar dentro da casa mais vigida do Brasil pode influenciar no diabetes, diante do estresse emocional, ansiedade, noites mal dormidas e provas de resistência, pois elevam os hormônios que são contrários à produção da insulina, que são o cortisol, hormônio de crescimento, adrenalina e glucagon. Esses hormônios aumentam a glicose no sangue. Tanto este ambiente, como a pressão psicológica, podem descompensar o diabetes sim, mesmo que o paciente esteja seguindo corretamente o tratamento. São fatores que fazem a glicose subir ou a glicose cair.

Cigarro e diabetes
O artista voltou a fumar no reality show, o que traz malefícios para o portador de diabetes. “Um potencializa demais o outro, fumar piora o controle, o risco das complicações cardiovasculares, como infarto e AVC, problemas circulatórios, e piora a resistência à insulina, fazendo aumentar a glicose mesmo. Fumar e diabetes não combinam, devem ser suspensos totalmente”, disse o médico.

Sensor de monitoramento
O famoso não pode fazer o exame de sangue medido na ponta de dedo diversas vezes ao dia, por isso, um sensor de monitoramento contínuo seria a forma ideal de gerir o diabetes.

“O monitoramento contínuo da glicose por sensor é uma das melhores ferramentas para o controle do diabetes de todos os tipos, de quem usa insulina e quem não usa insulina, diabetes do tipo 1 ou do tipo 2, que é o caso do Babu, e até de outros tipos como gestacional, etc. O sensor permite acompanhar a glicose em tempo real, sem a necessidade das múltiplas picadinhas do dedo, e mostram tendências e alertas de hipo e de hiperglicemia”.

O próprio endocrinologista entrevistado instalou um sensor em Babu recentemente, que foi lançado aqui no Brasil. “É excelente, porque além de certas tendências e alertas de hipo, de hiper, ele traz, por meio da inteligência artificial, uma predição ou uma previsão do que vai acontecer nas próximas duas horas. Ele dá um alerta se ele prevê que vai ter uma queda de glicose abaixo de 70”, especificou.

“Isso facilita muito a vida do indivíduo. Ele também faz uma previsão noturna, a pessoa que vai dormir durante a noite, ele divide a noite em duas etapas de três horas e meia, ele também faz uma previsão se vai ter ou não uma queda de glicose com um acerto acima de 85/90%. Realmente é um sensor diferente, que as pessoas talvez não conheçam, e que pode ajudar ainda mais o indivíduo que está confinado num reality show“, completou.

Diabetes e obesidade
A celebridade comentou que tem diabetes tipo 2 e que está 100% relacionado à obesidade, mas, segundo o especialista, uma coisa não tem a ver com a outra.

“A obesidade é o fator de risco mais importante para o diabetes tipo 2, mas não é o único. A atividade física e, principalmente, a idade e a genética são extremamente importantes. Uma alimentação ruim, outros fatores metabólicos e até mesmo medicamentos que a pessoa possa usar podem também ajudar a desenvolver diabetes. Nem todo diabético tipo 2 tem obesidade. Mas vale ressaltar que a obesidade dentro do abdômen, intraabdominal, é um fator importante”, explicou.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Babu Santanabbb26diabetesSAÚDE