Bombeiros resgatam tamanduí, menor espécie de tamanduá, no Acre

Um animal silvestre da espécie tamanduí (Cyclopes didactylus), considerado o menor tamanduá do mundo, foi resgatado na manhã desta quinta-feira (6) por militares do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

A ocorrência foi atendida pela guarnição de salvamento do 3º BEPCIF, formada pelo comandante soldado Pontes, soldado Braga e soldado J. Barrozo. Após o resgate, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), sob responsabilidade do Ibama, onde receberá os cuidados necessários.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o tamanduí pesa entre 250 e 400 gramas e mede aproximadamente de 30 a 40 centímetros. A espécie ocorre na Amazônia e na América Central, tem hábitos noturnos e é estritamente arborícola, utilizando a cauda preênsil para se locomover e permanecer nas copas das árvores.

Ainda conforme a corporação, o animal se alimenta principalmente de formigas, chegando a consumir milhares por dia com o auxílio da língua pegajosa. Após avaliação e reabilitação, a expectativa é que o tamanduí seja devolvido ao ambiente natural.

“Ficamos honrados de resgatar tal animal e levá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) para os devidos cuidados necessários e reinserção em seu habitat natural”, afirmaram.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE