Os Estados Unidos realizaram três ataques contra embarcações na noite desta segunda-feira (16), resultando na morte de 11 pessoas, segundo informações divulgadas pelo governo norte-americano. As ações ocorreram em áreas do Pacífico e do Caribe.
De acordo com o Comando Sul dos Estados Unidos, as embarcações atingidas estariam associadas a organizações classificadas como terroristas e envolvidas em rotas internacionais de tráfico de drogas.
O governo informou que quatro homens morreram na primeira embarcação, localizada no Pacífico Oriental, outros quatro na segunda, também no Pacífico Oriental, e três na terceira, interceptada na região do Caribe. Segundo o comunicado oficial, todas as vítimas eram do sexo masculino.
Apesar da divulgação do número de mortos e da justificativa da operação, as autoridades não detalharam a nacionalidade das vítimas, a localização exata dos ataques nem quais organizações estariam por trás das embarcações.
Ainda conforme dados oficiais, desde setembro de 2025 as forças americanas já teriam realizado mais de 30 ataques contra barcos no Pacífico e no Caribe, com mais de 100 mortos no total. As operações têm sido alvo de questionamentos por parte de especialistas em direito internacional e também de organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU), que acompanham a escalada das ações na região.