A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Tabatinga (FICCO/TBA) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas participaram, na última segunda-feira (16), da segunda fase de uma operação internacional contra o narcotráfico no distrito de Ramón Castilla, na região de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
A ação ocorreu em conjunto com a Polícia Nacional do Peru e contou com apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas (COE/PMAM) e do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON/MT). O objetivo foi enfraquecer a estrutura logística do tráfico internacional de drogas que atua na região da Tríplice Fronteira Amazônica.
Durante a ofensiva, dois laboratórios rústicos usados na produção de cocaína foram localizados e inutilizados. Além disso, as forças de segurança apreenderam um helicóptero que estaria sendo utilizado para transportar entorpecentes da área de fronteira com destino ao território brasileiro.
A FICCO/AM reúne integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, além de órgãos de inteligência e administração penitenciária. O grupo atua de forma integrada no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta no Amazonas.