O Governo do Acre publicou, na noite de quarta-feira (11), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE nº 14.204-B), uma série de exonerações de cargos comissionados vinculados à estrutura do Poder Executivo estadual. As medidas, assinadas pelo governador Gladson Cameli, passaram a repercutir nesta quinta-feira (12) e atingem diretamente cargos indicados pelo prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz.
As exonerações alcançam servidores comissionados do Grupo de Chefia, Assistência e Assessoramento (CAS) que atuavam administrativamente no município de Sena Madureira, muitos deles nomeados entre janeiro e março de 2023. Entre os nomes está o do jornalista Edinaldo Gomes da Silva, diretor da Rádio Difusora de Sena Madureira, exonerado do cargo CAS-3, para o qual havia sido nomeado em janeiro de 2023.
Outro nome de destaque é Geandre Diniz Andrade, que ocupava cargo de referência CAS-7, também exonerado por decreto publicado na mesma edição do DOE. Ao todo, 15 cargos foram alcançados pelos atos administrativos, incluindo funções de níveis CAS-1 a CAS-7.
De acordo com a publicação oficial, todas as exonerações entram em vigor na data de sua publicação, em 11 de fevereiro de 2026. Os decretos têm como base legal o artigo 78 da Constituição do Estado do Acre e a Lei Complementar nº 419, de 15 de dezembro de 2022.
As exonerações ocorrem em meio a um ambiente de forte tensão política envolvendo o prefeito de Sena Madureira, o governo estadual e o Partido Progressistas, legenda à qual Gerlen Diniz é filiado. Nos bastidores, a leitura é de que a medida representa um esvaziamento de espaços administrativos ligados ao grupo político do prefeito no âmbito do Executivo estadual.
Na mesma edição do Diário Oficial, o governo também oficializou novas nomeações para cargos comissionados em outras pastas, como a Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI) e a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Até o momento, nem o prefeito Gerlen Diniz nem os exonerados se manifestaram oficialmente sobre as decisões publicadas.
Fonte: Diário Oficial do Estado do Acre (DOE nº 14.204-B).