O Governo do Acre afirmou nesta terça-feira (25) que não irá doar a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) à Universidade Federal do Acre (Ufac) para implantação de um hospital universitário. Em nota oficial, a gestão estadual argumentou que a unidade é estratégica para a rede pública e que sua transferência deixaria o Estado sem o principal hospital de alta complexidade.
A manifestação ocorre após declarações do ministro da Educação, Camilo Santana, que atribuiu o atraso do projeto à ausência de definição formal sobre a cessão de uma unidade hospitalar. Atualmente, o Acre é o único estado do país que ainda não possui hospital universitário.
Segundo o governo, a Fundhacre atua há mais de 30 anos como complexo de referência em saúde pública e, há mais de duas décadas, também contribui para a formação acadêmica, oferecendo estágios, práticas clínicas e residência médica a estudantes de instituições locais.
No posicionamento oficial, o Estado sustenta que não é razoável transferir a unidade para a Ufac, já que o hospital atende pacientes da capital, do interior, além de demandas do Amazonas, Rondônia e até de países vizinhos, como Bolívia e Peru. “Manter a Fundação no Estado se faz necessário também porque a legislação atual exige a comprovação de ausência de interesse público para a doação de um imóvel em pleno funcionamento, o que não se aplica à realidade da Fundhacre”, afirma o texto.
O governo também destacou que já cedeu terreno para a construção de um hospital universitário próprio e que sempre apoiou os cursos da área da saúde da Ufac. A gestão considerou positiva a destinação de recursos federais e defendeu que a melhor solução é a construção de uma nova estrutura, com ampliação de leitos e especialidades médicas.
“O que o Acre mais precisa hoje é ampliar sua capacidade hospitalar. A construção de um hospital universitário, com todas as condições necessárias para se tornar referência regional, é fundamental tanto para o atendimento à população quanto para a formação dos profissionais de saúde”, diz a nota.
O governo encerra o comunicado ressaltando apoio à iniciativa federal para a nova unidade e reforçando a necessidade de ampliar a rede hospitalar no estado.