A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, realizou nesta quarta-feira, 5, a entrega de 91 unidades habitacionais do Programa Pró-Moradia, no loteamento Cidade do Povo, em Rio Branco. A ação integra o empreendimento habitacional composto por 383 casas em todo o estado e representa mais um avanço na política estadual de habitação voltada às famílias em situação de vulnerabilidade social.
As novas casas são fruto da atuação da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), que já entregou, desde o início do governo Gladson Camelí, milhares de unidades habitacionais.
A vice-governadora ressaltou que a entrega da casa própria marca um novo começo para dezenas de famílias.
“A entrega dessas casas representa mais do que obras físicas; é a concretização do compromisso do governador Gladson Camelí com a dignidade das famílias que mais precisam. Investir em habitação é investir em segurança, qualidade de vida e futuro. O governo do Estado tem trabalhado de forma responsável para ampliar os investimentos na área da habitação, garantindo moradia digna, reduzindo desigualdades e fortalecendo a proteção social em todo o Acre”, destacou Mailza.
As unidades entregues beneficiam famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de famílias chefiadas por mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, famílias afetadas por alagações do Rio Acre, desastres naturais, residentes em áreas de risco e em situação de ônus excessivo com aluguel, entre outros critérios sociais prioritários.
O secretário de Habitação, Egleuson Santiago, afirmou que o investimento total foi em torno de R$ 48 milhões no total de casas entregues em todo o estado.
”Esse é um planejamento feito pelo governador e que agora está sendo efetivamente executado, saindo do papel e se transformando em entregas concretas para a população. Ao todo, são 383 unidades habitacionais. Hoje estamos entregando 91, em breve serão mais 30 e, dentro de aproximadamente 60 dias, novas unidades serão entregues para concluir esse empreendimento”, disse
Cada casa possui área construída de 44,05 metros quadrados, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço, garantindo moradia digna e adequada às famílias contempladas. As obras tiveram prazo de execução de 21 meses, totalizando 646 dias de trabalho.
Maria das Dores Ferreira dos Santos recebeu a chave da casa própria entregue pelas mãos da vice-governadora e do secretário de Habitação.
“Nem sei o que falar, é muita felicidade, estou muito agradecida e feliz por agora ter a minha casa própria”, falou.
O investimento total nas 91 unidades habitacionais, incluindo os terrenos, é de R$ 11,45 milhões. Os recursos são provenientes de fontes próprias do Estado e de operações de crédito, reafirmando o compromisso do governo do Acre com a ampliação do acesso à moradia e a redução do déficit habitacional no estado.
Hoje o sonho da dona Michele Firmino, que teve a casa tomada pelas chamas durante um incêndio, se torna realidade. Ela conta que o sentimento de tristeza agora é só gratidão.
“Depois de enfrentar muitas dificuldades, estou vivendo a realização de um grande sonho. Agradeço ao governador e à vice-governadora por tornar isso possível, ao secretário de Habitação, às assistentes sociais e às engenheiras que me deram todo o suporte ao longo desse processo. A palavra que define este momento é gratidão. Estou muito feliz, obrigada.”
A entrega das casas reforça a atuação do governo estadual na promoção de políticas públicas de habitação social, assegurando mais dignidade, segurança e qualidade de vida às famílias acreanas que mais precisam.
Via agência de notícias governo do Acre