Cerca de 25% da população brasileira se enquadra na condição de obesidade, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, mais de 60% está na tentativa de controlar o peso e se encontra acima do esperado. Os dados são do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2024 e foram divulgados na última quarta-feira (28/1).
O Ministério da Saúde mostrou que o excesso de peso em adultos aumentou de 42,6% em 2006, para 62,6% em 2024. Os dados também apontam que a obesidade também cresceu no país, passando de 11,8% para 25,7% em 18 anos.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Mulher com duas aparênciasReprodução julianapastore.com.br Homem e mulher com fita de medidasReprodução clinicagastric.com.br Homem mostrando o quanto a calça está folgadaReprodução drahemuara.com.br A obesidade é uma doença reconhecida pela OMSPexels Mulher com sobrepeso subindo na balançaReprodução joaohenriquefelicio.com.br
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
Anvisa autoriza uso do Mounjaro contra apneia do sono em pessoas com obesidade
Saúde
“Pílula prima do Mounjaro”: especialista aponta revolução no tratamento contra obesidade
Cultura
“Família, Pero No Mucho”: Netflix aposta em novo filme de Leandro Hassum
Famosos
“Fiz dietas a vida inteira e notei que me violentei”, desabafa Fabiana Karla
Apesar dos números negativos, houve um aumento na prática de atividade física pelos brasileiros – de forma moderada, ao menos 150 minutos semanais – no tempo desse período.
A pesquisa investigou a condição de diabetes em adultos, que chegou a 12,9% em 2024. “Esse resultado tem a ver com mais diagnósticos sendo feitos […] mas também acende um alerta para a gente prevenir e cuidar da população com diabetes”, declarou Letícia Cardoso, diretora do Departamento de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Segundo indicado pelo o Vigitel [Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico], o brasileiro tem tentado se alimentar melhor. O consumo regular de frutas e verduras manteve-se estável em 2024.
Além disso, a pesquisa apresenta uma boa notícia: o brasileiro reduziu o consumo regular de refrigerantes. A porcentagem chegava a 30,9% em 2007 e diminuiu para 16,2% em 2024.