Município de Santa Rosa segue sem água após dano em captação e queima de motor

A população do município de Santa Rosa do Purus está sem água tratada desde a última quarta-feira (4), após o sistema de captação ser danificado por um balseiro. O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que a normalização do abastecimento deve ocorrer somente na próxima segunda-feira (9).

O sistema de captação, instalado no Rio Purus, foi atingido na quarta-feira por um balseiro, fazendo com que a balsa ficasse emborcada e comprometesse o funcionamento do equipamento. Segundo o Saneacre, equipes de manutenção foram acionadas para solucionar o problema e reforçar a estrutura danificada.

Em nota, o diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, afirmou que os trabalhos seguem em andamento. “A previsão é que o abastecimento seja restabelecido de forma gradual na próxima segunda-feira, às 12h”, cita a nota.

Na sexta-feira (6), a Prefeitura de Santa Rosa anunciou reforço na mão de obra e a substituição de uma peça do motor, o que permitiu o restabelecimento temporário do sistema. No entanto, no sábado (7), uma queda de energia acabou queimando o equipamento, interrompendo novamente o fornecimento de água.

Moradores relatam dificuldades com a falta do serviço. “Quinta-feira, a bomba amanheceu e emborcada e na sexta-feira, o prefeito botou a equipe para ajudar o pessoal do Depasa e mandou buscar uma peça pra arrumar. Arrumaram. Aí, sexta à noite, mais ou menos umas 10 horas da noite, eles começaram a mandar água para algumas rotas. Aí quando foi hoje, sábado, teve uma queda de energia em boa parte da cidade e aí, a bomba queimou. Não temos água pra nada em casa”, diz o morador Nonato Souza.

Enquanto o reparo definitivo não é concluído, a população segue enfrentando transtornos e aguarda a retomada do abastecimento prometida para o início da próxima semana.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE