Mutirão insere Implanon em mais de 200 adolescentes em Rio Branco

A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência teve início nesta terça-feira (3) em Rio Branco com um mutirão para inserção do contraceptivo Implanon em mais de 200 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos. A ação ocorreu na Policlínica Barral y Barral e integra as atividades previstas pela Lei nº 13.798/2019.

A iniciativa contempla adolescentes que já estavam na fila de regulação da rede municipal, conforme a programação definida pela Secretaria Municipal de Saúde. Apesar do foco no público jovem para acelerar o atendimento em curto período, mulheres de 20 a 49 anos seguem sendo atendidas normalmente, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou o fortalecimento da rede e a intensificação das ações preventivas, especialmente no período que antecede o Carnaval. “Como gestão, temos fortalecido de forma consistente a rede municipal para garantir orientação qualificada em saúde sexual e reprodutiva. O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, mas sabemos que o cuidado precisa ser integral, considerando também o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. Com a proximidade do Carnaval, período de maior exposição, intensificamos as ações educativas, especialmente junto aos adolescentes, reforçando a importância do uso do preservativo como medida fundamental de proteção”, destacou o gestor.

Antes da inserção do método contraceptivo, as adolescentes passam por testagem rápida e teste de gravidez, conforme explicou a chefe de Divisão do Adolescente, Kathyelly Cordeiro. “Elas passam a ter mais autonomia para planejar o próprio projeto de vida. A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”.

Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao Implanon representa mais segurança para seus planos pessoais. “Agora estou mais tranquila e protegida. Vou conseguir fazer minha faculdade com tranquilidade, sabendo que o risco é mínimo, pois o método é 99% eficaz. Estou muito feliz e agradeço muito ao SUS por isso”, comemorou.

Acompanhando as filhas, a mãe Almira Lopes, de 49 anos, também avaliou positivamente a iniciativa. “Entendo que o Implanon vai além da prevenção da gravidez. Ele também contribui para a orientação sobre saúde sexual. Avaliei de forma muito positiva os testes rápidos, que minhas filhas fizeram pela primeira vez. Muitas meninas engravidam cedo e abandonam os estudos; essa ação ajuda a preservar a juventude e abrir melhores perspectivas”, concluiu.

A inserção do Implanon faz parte do programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). A estratégia prevê a realização de novos mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e reforçando as políticas de prevenção da gravidez na adolescência.

Segundo a gerente do Departamento de Regulação do Município, Sulamita Guedes, a parceria com o Estado tem sido fundamental para direcionar as ações. “Desde o ano passado, intensificamos a inserção desse método entre as mulheres e, em parceria com a Sesacre, direcionamos essa ação especialmente para as adolescentes, para garantir o acesso a métodos eficazes e possibilitar que planejem suas vidas nos próximos anos”.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE