A Polícia Militar do Acre (PMAC), em parceria com órgãos estaduais e municipais de fiscalização, realizou neste fim de semana a Operação de Segurança Multidimensional, com ações integradas de policiamento ostensivo, fiscalização de trânsito e vistorias em estabelecimentos comerciais, em Rio Branco. As atividades ocorreram nos períodos da manhã, tarde e noite, com foco na manutenção da ordem pública, na segurança viária e no cumprimento da legislação.
A concentração das equipes aconteceu no 3º Batalhão da PMAC. Ao todo, 16 órgãos estaduais e municipais participaram da operação, que teve como principais objetivos o combate à criminalidade, o cumprimento de mandados de prisão e a identificação de irregularidades administrativas em bares, distribuidoras e conveniências.
Somente na manhã de sábado, 53 policiais militares atuaram em barreiras policiais e pontos estratégicos da capital. Durante toda a operação, 664 pessoas foram abordadas em ações preventivas. Na fiscalização de trânsito, 391 veículos passaram por inspeção, sendo 168 carros e 223 motocicletas. Como resultado, foram lavrados 21 autos de infração, além da remoção de quatro veículos — três motos e um automóvel. Também foi cumprido um mandado de prisão.
No detalhamento por período, pela manhã, as equipes abordaram 91 pessoas e fiscalizaram 95 veículos, resultando em nove autos de infração e três remoções. À tarde, foram 298 pessoas abordadas e 224 veículos fiscalizados, com 12 autos de infração, uma remoção de motocicleta e o cumprimento de um mandado de prisão. Já no período noturno, 275 pessoas foram abordadas e 72 veículos passaram por fiscalização.
Além do trânsito e do policiamento ostensivo, a operação incluiu a fiscalização de 12 estabelecimentos comerciais. As vistorias identificaram diversas irregularidades, como ausência de certificado do Corpo de Bombeiros, funcionamento fora do horário permitido, falta de licenciamento ambiental, problemas de acessibilidade, alvarás irregulares e descumprimento de normas administrativas. As ações resultaram em notificações, termos de advertência, autos de suspensão e interdições.
Segundo relatório da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), foram emitidos três autos de suspensão, com prazo de 15 dias para regularização, além de duas notificações por funcionamento irregular. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) também atuou na operação, emitindo quatro termos administrativos, entre advertências e notificações, com prazos de até dez dias para adequações ambientais e administrativas.
O Procon/AC participou com seis procedimentos fiscalizatórios, que resultaram em cinco autos de constatação e um relatório de visita. As principais irregularidades encontradas foram a ausência do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos, falta de preços visíveis nos produtos e ausência de informações claras sobre as formas de pagamento. Um dos estabelecimentos vistoriados estava totalmente em conformidade com a legislação.
A Operação de Segurança Multidimensional reforça a atuação integrada entre a Polícia Militar e os órgãos de fiscalização, ampliando o alcance das ações preventivas e repressivas, com o objetivo de garantir mais segurança, organização e respeito à legislação para a população acreana.