Com o objetivo de proporcionar ciclos menstruais dignos, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), recebeu do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), nessa terça-feira, 3, 200 kits de higiene pessoal para mulheres privadas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, destacou a importância do Estado em proporcionar um melhor acolhimento às detentas, por meio das igrejas e de outras instituições parceiras. “Nós temos, de fato, um governo que tem um olhar atento às necessidades das mulheres privadas de liberdade, e a parceria com as igrejas e outras instituições só acrescenta para proporcionar um melhor acolhimento e bem-estar para as detentas.”
A diretora da unidade, Jamília Silva, explica que o estado garante esse direto às custodiadas, mas disse que é grande a carência das mulheres em relação às visitas de familiares, por isso é essencial essa atenção também por parte de parceiros como o judiciário e, também, de projetos desenvolvidos nas prisões.
“Por se tratar de mulheres, há mais carência em relação às visitas do que no masculino. Elas são fragilizadas, a família abandona, os companheiros abandonam, as mães ou as tias não conseguem vir trazer alguma coisa, por uma situação ou outra pelo fato de estarem cuidando dos filhos delas. Então, o recebimento desse kit de higiene para elas é muito importante e ajuda a colaborar com a saúde pessoal delas.”
Nágila Rocha, representante da Diretoria de Assistência Social e Direitos Humanos da SEASDH, destacou que a entrega desses kits reforça o compromisso do governo do Estado do Acre com o cuidado e também com a dignidade da pessoa humana. “É um trabalho mais humanizado para essas mulheres que estão aqui”, acrescentou.
A juíza de Direito Louise Kristina, auxiliar da Presidência e coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cosiv), também participou do ato de entrega dos itens de higiene pessoal às detentas. Foram arrecadados produtos como sabonete, shampoo, condicionador, creme dental, escovas de dentes e absorventes.
“Esses kits de higiene são muito importantes para as mulheres privadas de liberdade, pois honra a dignidade humana”, reforçou a vice-presidente do TJAC e coordenadora da Infância e Juventude (Coinj), desembargadora Regina Ferrari.
Para fortalecer ainda mais a dignidade menstrual das detentas, o Iapen recebeu ainda a doação de 370 pacotes de absorventes da Igreja Universal de Rio Branco. “Essa ação representa cuidado e respeito para muitas mulheres, mostrando que pequenos gestos podem gerar grandes transformações, seguimos firmes no propósito de ajudar o próximo e levar esperança, pois acreditamos que servir é uma das maiores demonstrações de amor”, acrescentou Wesley Ferreira, pastor da Universal e responsável pelo trabalho nos presídios pela igreja.
O diretor de Reintegração Social, André Vinicius Assis, falou sobre a importância de parcerias como essa: “Essa parceria com a Igreja Universal é muito importante, tendo em vista que também faz parte de um papel de ressocialização dentro das unidades penitenciárias. Nós somos sabedores de que a religião é importantíssima para esse processo de ressocialização. E nós somos muito gratos às igrejas, não somente à Universal, mas a todas aquelas que fazem um papel de aconselhamento, um papel religioso dentro das unidades prisionais”.
A detenta A. F. L, que cumpre pena na Unidade Feminina de Rio Branco, disse que o sentimento é de acolhimento. “É muito importante, porque no nosso caso, a maioria não recebe visita. Então isso é muito bom pra gente saber que não estamos abandonadas”, disse a beneficiada.
Via Secom