A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Purgare, com foco no combate ao tráfico interestadual de drogas, à lavagem de dinheiro e à atuação de organização criminosa. O grupo investigado operava principalmente nos estados das regiões Sudeste e Nordeste e teria movimentado mais de R$ 108 milhões em recursos ilícitos.
As investigações começaram após a identificação de uma organização responsável pelo envio de grandes carregamentos de entorpecentes, especialmente cocaína, para outros estados do país. Durante o andamento do inquérito, os policiais apreenderam 60 quilos de cocaína ligados ao grupo.
Segundo a PF, além do tráfico, os investigados estruturaram um esquema de lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos valores obtidos com a atividade criminosa. O grupo utilizava pessoas físicas e jurídicas como intermediárias, com forte movimentação pelo sistema financeiro, para dar aparência legal aos recursos.
A operação foi autorizada pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco, do Tribunal de Justiça do Acre, e ocorreu de forma simultânea nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco (AC), Santarém (PA), Maceió (AL) e Ribeirão das Neves (MG).
Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva. Também houve o sequestro de três imóveis, 14 veículos e o bloqueio judicial de valores que podem chegar a R$ 108 milhões.