Quitéria Chagas celebra legado da 1ª rainha do Carnaval no Baile da Vogue: “Muito forte”

Quitéria Chagas celebra legado da 1ª rainha do Carnaval no Baile da Vogue: “Muito forte”

Quitéria Chagas marcou presença no Baile da Vogue no último sábado (7/2), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e conversou com Monique Arruda, repórter do portal LeoDias. A Rainha do Império Serrano entrou na temática carnavalesca do evento e resgatou as origens da folia ao homenagear uma das primeiras rainhas de que se tem registro histórico. Além da emoção de carregar símbolos tão marcantes, ela também celebrou a quebra de barreiras ao longo de sua trajetória.

Homenageando Dalva Espírito Santo, Quitéria destacou a força simbólica de carregar um legado que por décadas ficou apagado da história do Carnaval. Emocionada, a rainha de bateria ressaltou a importância de dar visibilidade a uma mulher preta que abriu caminhos: “Eu tô com a faixa e a coroa da primeira rainha da história do Carnaval, segundo os registros históricos, 1950. Estou emocionada porque é muito forte”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Quitéria Chagas no Baile da VogueReprodução portal LeoDias Quitéria Chagas no Baile da VogueReprodução portal LeoDias Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Quitéria Chagas celebra mulheres negras sambistas e revela próximos projetos

Carnaval
Quitéria Chagas celebra retorno ao posto de Rainha de Bateria da Império Serrano

Carnaval
Quitéria Chagas critica etarismo e defende diversidade no samba: “O Carnaval é para todo mundo”

Quitéria ainda contou que a emoção foi intensificada por estar usando peças originais de Dalva, além de uma fantasia criada especialmente para marcar sua trajetória na Avenida: “Como ela é da minha escola do Império Serrano, antes dela falecer, ela pediu pro filho dela entregar a faixa e a coroa para mim, para eu poder divulgar a história dela, que ficou ocultada, esquecida”, celebrou.

Questionada sobre a chegada de Luana Piovani no Império Serrano, Quitéria explicou que ainda não houve contato direto entre as duas, mas garantiu que a atriz está sendo bem recebida pela escola: “Ela mora em Portugal. Eu ainda não vi, ela ainda não foi em nenhum ensaio. Creio que ela vai, obviamente, no desfile já próximo sábado, né? E ela tá sendo bem recebida”, garantiu.

Sobre a fantasia usada para o grande desfile, Quitéria revelou que precisou mudar tudo de última hora a pedido de Conceição Evaristo, autora que inspira o enredo da escola: “Então, minha fantasia teve que mudar duas semanas atrás, teve que mudar, porque a Conceição Evaristo, que é o enredo, ela pediu para eu representar uma personagem muito importante dela, não só da literatura, mas da vida dela.”

Ao relembrar sua presença pioneira no Baile da Vogue no início dos anos 2000, Quitéria falou abertamente sobre o choque cultural e o racismo enfrentado ao ocupar um espaço até então pouco acessível ao Carnaval e às mulheres negras: “Era uma época que a Vogue não tinha essa abertura cultural, essa inclusão, não só para o Carnaval, mas para mulheres pretas também”.

Por fim, a rainha celebrou as transformações sociais e a valorização crescente da cultura carnavalesca em espaços antes restritos: “É tão bom saber que a sociedade tá mudando, que as coisas estão melhorando nesse sentido”, declarou. “Eu fico feliz, assim, de ver essa união”, Quitéria encerrou.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Baile da VogueCarnavalCarnaval 2026império serranoQuitéria ChagasRio de Janeiro