O nível do Rio Acre voltou a ficar abaixo da cota de alerta na manhã desta quinta-feira (5), em Rio Branco, após permanecer por mais de uma semana acima do limite estabelecido. A cota de alerta é fixada em 13,50 metros.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h, o manancial marcou 13,18 metros, já abaixo da cota de alerta. Às 11;45 h, o nível continuou em queda e atingiu 12,84 metros, confirmando a tendência de vazante.
O processo de redução teve início ainda na terça-feira (3). Às 6h daquele dia, o rio começou a apresentar sinais de vazante e, às 9h, chegou a marcar 15,31 metros. Ao longo do dia, o nível seguiu baixando, ficando abaixo dos 15 metros por volta das 18h.
Na tarde de quarta-feira (4), o Rio Acre saiu da cota de transbordo, que é de 14 metros. Na medição das 15h, o nível foi registrado em 13,99 metros. Segundo a Defesa Civil, as águas pararam de subir na segunda-feira (2), quando o rio passou a oscilar entre 15,42 metros e 15,44 metros antes de iniciar a descida gradual.
Apesar da melhora no cenário, a Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio e orienta a população ribeirinha a manter atenção às atualizações oficiais.