A vitória do São Paulo por 2 a 0 sobre o Santos, na noite deste sábado (31/1), no Morumbis, pelo Campeonato Paulista, ficou marcada por reclamações contundentes à arbitragem. Jogadores dos dois times criticaram a condução do árbitro João Vitor Gobi, especialmente pela postura adotada no primeiro tempo.
Pelo lado do Santos, o volante Zé Rafael afirmou que o árbitro faltou com respeito aos atletas e cobrou providências da comissão de arbitragem.
Veja as fotosAbrir em tela cheia São Paulo x Santos: clássico no Morumbi tem críticas à arbitragem e primeiro tempo truncadoReprodução/RecordTV São Paulo x Santos: clássico no Morumbi tem críticas à arbitragem e primeiro tempo truncadoReprodução/RecordTV Gabigol e William Arão, no CT Rei Pelé, em SantosFoto: Raul Baretta/ Santos FC. Morumbis, o estádio do São PauloMorumbis, o estádio do São Paulo, é palco do confronto contra o Flamengo. Reprodução/SPFC
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
São Paulo é o clube com mais pontos do Brasileirão desde 2003; confira o ranking
Esportes
Flamengo x Corinthians: escalações, arbitragem e onde assistir Supercopa do Brasil
Esportes
Guia Time Brasil: confira datas e horários dos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
“A árbitro pela segunda partida consecutiva que apita jogo nosso, falta com respeito com nossos atletas. Ele xingou nosso lateral, o Lira, mandou para aquele lugar e depois quer exigir respeito. Alguma atitude tem que ser tomada. Quando reclamamos e xingamos o árbitro, somos punidos, quero ver o que vai acontecer com ele. Alguém tem que tomar uma posição e analisar como esta sendo a conduta dele dentro de campo”, reclamou o volante do Santos.
No São Paulo, o zagueiro Sabino também criticou a atuação da arbitragem e disse que os árbitros brasileiros contribuem para a criação de polêmicas.
“É inacreditável como os árbitros brasileiros forçam para ter polêmica. Não sou um cara de falar de arbitragem, nunca me viram falar de arbitragem. Só que assim, eles pedem respeito, só que não respeitam. Já havia tido um acontecimento contra o Corinthians, em que ele desrespeitou o Alan [Franco], e agora xingou o lateral-esquerdo do Santos, mandou ele tomar naquele lugar”, disse Sabino.
O defensor tricolor reforçou a cobrança por coerência na relação com os jogadores.
“É inacreditável que eles pedem respeito e não respeitam. Concordo que nós, jogadores, muitas vezes, somos muito chatos, ficamos atrapalhando o jogo, mas se ele quer respeito, quer acabar com isso, que ele respeite. A forma que ele conduziu esse episódio é totalmente uma falta de respeito com nós jogadores e principalmente com eles, já que eles pedem respeito”, completou.
O primeiro tempo foi marcado por muitas faltas e cartões. Enzo Díaz e Sabino receberam amarelo pelo São Paulo. No Santos, Gabriel Menino, Miguelito e Rony foram advertidos, e Gabriel Menino acabou expulso após cometer duas faltas consideradas perigosas.
Mesmo com o clima tenso, o São Paulo foi mais eficiente no segundo tempo e construiu a vitória por 2 a 0 no Morumbis. Tápia e Luciano anotaram para o Tricolor.