O caso registrado em Itumbiara, no sul de Goiás, teve início na madrugada de quinta-feira (12/02), quando o secretário de Governo do município, Thales Machado, atirou contra os dois filhos e, em seguida, tirou a própria vida. A ocorrência mobilizou forças de segurança, gerou mudanças na confirmação oficial sobre as vítimas e segue sob investigação. A tragédia comoveu a região e se tornou um dos assuntos mais comentados no país. Entenda, a seguir, a cronologia do caso.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada e isolou o local até a chegada de outras unidades policiais. A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) abriu procedimento para apurar a ocorrência. Em nota, a corporação informou: “A Polícia Civil informa que, neste momento, o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio por parte do autor. Até o presente estágio, não há elementos que indiquem a participação de terceiros”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Thales Machado com a esposa e os filhosReprodução / Instagram Thales Machado e os filhosReprodução / Instagram Thales Machado, a esposa e os filhosReprodução / Instagram Thales Machado com a esposa e os filhosReprodução / Instagram
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Secretário atira nos dois filhos e se mata em Goiás; polícia investiga o caso
Notícias
Sob escolta, mãe deixa enterro do filho morto pelo pai antes do fim em Goiás
Famosos
“Aprendendo a dar espaço para a saudade”: Bela Gil fala sobre luto após morte de Preta Gil
Inicialmente, a PCGO confirmou a morte das duas crianças. No período da tarde, porém, atualizou a informação e comunicou que uma delas havia sobrevivido. O filho caçula, de 8 anos, foi alvejado e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual São Marcos. Segundo a Secretaria de Comunicação de Itumbiara, o estado de saúde é grave. O filho mais velho, de 12 anos, chegou a ser levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), mas não resistiu aos ferimentos.
Horas antes do crime, Thales Machado publicou imagens dos filhos nas redes sociais. Em uma delas, um dos meninos participava de uma aula de luta; o outro desenhava em um caderno no colo do pai. Na legenda, escreveu: “Que Deus abençoe sempre, meus filhos… Papai ama muito”. Após o ocorrido, veículos da imprensa local relataram que o secretário também teria feito outra publicação pedindo desculpas pelo ato e sugerindo que a motivação estaria relacionada ao fim do relacionamento com a mãe das crianças.
A mãe das crianças deixou o cemitério antes do fim do sepultamento do filho, no decorrer da tarde desta quinta-feira (12/02), após relatos de ameaças e clima de tensão durante a cerimônia. Sarah Araújo chegou ao local sob escolta e com um esquema para reduzir a exposição, mas decidiu sair por questões de segurança. De acordo com relatos colhidos por veículos de imprensa locais, houve intimidação durante o velório e o enterro. A situação teria motivado a saída antecipada da mãe.
Thales Machado era genro do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e havia sido lançado por ele como pré-candidato a deputado estadual. Em publicação do mês passado, o prefeito anunciou a pré-candidatura e, em entrevista a um podcast local, declarou: “O Thales ainda é jovem, mas ele tem a confiança. Ajudou muito na gestão. Ele tem uma facilidade de ter acesso e conseguir os benefícios que a cidade precisa. Ele tem me ajudado muito nesse sentido. É isso que Itumbiara precisa, um deputado que cuide da cidade”.
Nas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), manifestou-se sobre o episódio e afirmou que o ocorrido causou “consternação” e deixou o estado de luto. Ele informou que suspendeu compromissos e seguiu para Itumbiara. “A notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e coloca todo o nosso Estado de luto. Neste momento de extrema dor, me solidarizo com os familiares, amigos e com toda a comunidade itumbiarense. Em especial, abraço fraterno ao meu amigo, o prefeito Dione Araújo”, escreveu.
A investigação permanece em andamento.