Trailer alternativo de “Sirât” responde com ironia às críticas de diretor sobre o Brasil

Trailer alternativo de “Sirât” responde com ironia às críticas de diretor sobre o Brasil

Indicado ao Oscar 2026, “Sirât” voltou ao centro das atenções no Brasil não apenas pelas nomeações, mas por conta de uma polêmica recente. O trailer nacional do longa foi lançado com um tom provocativo e bem-humorado ao incorporar comentários negativos feitos por brasileiros nas redes sociais, uma resposta direta às declarações do diretor Oliver Laxe sobre a presença do país na Academia do Oscar.

A controvérsia começou em janeiro, quando Laxe disse em um talk show espanhol que o grande número de votantes brasileiros na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas influenciaria as escolhas da premiação. Em tom irônico, o cineasta chegou a dizer que os brasileiros são “ultranacionalistas” e, se o Brasil indicasse “um sapato”, o objeto inanimado também receberia votos. A fala gerou forte reação on-line e passou a acompanhar o filme em sua campanha internacional.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Trailer brasileiro de “Sirât”Reprodução: YouTube/
ingresso.com Trailer brasileiro de “Sirât”Reprodução: YouTube/
ingresso.com Trailer brasileiro de “Sirât”Reprodução: YouTube/
ingresso.com Trailer brasileiro de “Sirât”Reprodução: YouTube/
ingresso.com Trailer brasileiro de “Sirât”Reprodução: YouTube/
ingresso.com

Voltar
Próximo

Leia Também

Cultura
Oscar 2026: “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias; confira a lista

Cultura
49ª Mostra Internacional de Cinema traz 373 títulos e grandes nomes a São Paulo

Cultura
Filme iraquiano vence a 49ª Mostra de SP e leva o troféu principal; veja a lista

Famosos
Karla Sofía, criticada no Oscar passado, faz desabafo com foto de Havaianas e reacende polêmica

Sem ignorar o episódio, o trailer não oficial, que foi divulgado no país nesta terça-feira (10/2), decidiu dialogar com a repercussão. Em meio a avaliações positivas de veículos estrangeiros, surge um comentário sarcástico atribuído aos usuários nas redes sociais: “Bom filme, mas inferior aos sapatos brasileiros”. A montagem cria contraste entre a crítica ácida e o reconhecimento técnico da obra, transformando a polêmica em parte do discurso promocional.

Dirigido por Laxe, “Sirât” concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Som no Oscar 2026. Na disputa pela estatueta internacional, enfrenta o brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que ainda soma indicações a Melhor Filme, Melhor Ator (com Wagner Moura) e Melhor Elenco.

O longa franco-espanhol acompanha a travessia de um pai que, ao lado do filho, percorre o circuito de raves no norte da África em busca da filha desaparecida. A narrativa se desenvolve entre festas eletrônicas e paisagens áridas do Saara, explorando luto, esperança e resistência em um ambiente extremo.

Além do Oscar, “Sirât” carrega um currículo robusto: venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2025, levou cinco troféus no European Film Awards e acumulou indicações ao Globo de Ouro e ao Goya. Nos cinemas brasileiros, o filme estreará em 26 de fevereiro, com pré-estreias programadas em diversas capitais. A cerimônia do Oscar acontecerá em 15 de março.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: CulturaOliver LaxeOscar 2026Sirâttrailer