Veículos de pessoas que utilizam o Parque Ipê para caminhadas e atividades físicas estão sendo estacionados de forma irregular no acesso exclusivo para ambulâncias do Hospital INTO, em Rio Branco.
O local, que deveria garantir a entrada e saída rápida de ambulâncias em ocorrências de urgência no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), vem sendo ocupado indevidamente por carros de populares, situação que tem se agravado nos últimos dias.
Segundo a direção do hospital, muitos motoristas deixam os veículos no espaço reservado enquanto vão ao parque, sem considerar os riscos causados ao atendimento de pacientes. Funcionários relataram que o problema é recorrente e compromete diretamente o trabalho das equipes de saúde.
Na noite do último sábado (31), uma ambulância que transportava um paciente ficou impedida de sair do hospital por quase uma hora, aguardando a chegada do proprietário de um dos veículos estacionados irregularmente.
O cenário é ainda mais preocupante devido à falta de fiscalização. De acordo com relatos de servidores do INTO, órgãos de trânsito foram acionados para remover os veículos, mas nenhuma equipe compareceu ao local naquele momento.
Já na noite deste domingo (1º), uma equipe do Detran esteve no hospital com um caminhão-guincho para realizar a retirada dos veículos estacionados de forma irregular no acesso das ambulâncias.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local reservado para ambulâncias é uma infração grave, sujeita a multa, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. A prática coloca em risco o socorro e o embarque e desembarque de pacientes em situações de emergência.