Início / Versão completa
DESTAQUE

“A morte do Francisco nos traz uma grande reflexão sobre a vida”, declara Maycon Moreira

Por Redação 04/03/2026 20:24 Atualizado em 04/03/2026 20:44
Publicidade

A sessão solene realizada na Câmara Municipal de Sena Madureira em homenagem ao vereador Francisco Maia (PP) foi marcada por momentos de profunda emoção. Entre as falas que mais tocaram o público presente esteve a do vereador Maycon Moreira (PSD), que subiu à tribuna visivelmente abalado para prestar sua homenagem ao colega.

Publicidade

Acostumado a utilizar o espaço para debater projetos e defender os interesses da população, Maycon iniciou seu pronunciamento lembrando que, na maioria das vezes, agradece a Deus pela oportunidade de estar ali com saúde. Desta vez, porém, o sentimento era diferente.

“Hoje nós estamos aqui reunidos por conta de uma fatalidade que aconteceu com um colega, com um amigo vereador. E os planos de Deus, às vezes, são muito difíceis de entender”, disse.

O parlamentar fez questão de destacar que, apesar de não ter sido o vereador com maior proximidade política de Francisco Maia, bastaram algumas conversas e momentos de convivência para perceber a grandeza humana do colega.

Publicidade

“De todos os vereadores que estão aqui, talvez o que tinha menos afinidade com o Francisco era eu. Mas, no pouco tempo em que a gente conversou, dialogou e brincou, deu para perceber que ele era um ser humano extraordinário”, declarou.

Durante o discurso, Maycon também relembrou a origem humilde do parlamentar, ressaltando que a história de vida de Francisco Maia representa a trajetória de muitos filhos da floresta.

“Ele era filho de seringueiro. Os pais dele são pessoas simples, humildes e muito bem queridas por toda a sociedade de Sena Madureira, especialmente pelo povo do Cazumbá”, destacou.

A morte repentina do vereador levou o parlamentar a fazer uma reflexão sobre a correria da vida moderna e o peso das responsabilidades diárias. Segundo ele, a partida de Francisco serve como um alerta para todos.

“O que aconteceu com o Francisco pode acontecer com qualquer um de nós. Às vezes a gente vive na correria, no estresse do dia a dia… e no final das contas, para que serve tudo isso? Morre o advogado, morre o vereador… e fica tudo. Fica o salário, fica a família, ficam as coisas”, afirmou.

Em um dos momentos mais marcantes da fala, Maycon Moreira destacou que o que realmente importa na vida não são os cargos ou conquistas materiais, mas sim a felicidade e o amor à família.

“O que vai valer a pena realmente é se a gente foi feliz. Vamos honrar Deus, honrar nosso pai, nossa mãe, nossos filhos e ser felizes, porque a vida é um sopro”, disse, emocionado.

O vereador também afirmou acreditar que Francisco Maia partiu com o sentimento de dever cumprido. Segundo ele, o colega realizou um sonho ao se tornar vereador, após uma trajetória de luta e superação.

“O filho de um seringueiro virou servidor público, batalhou pelo sonho de ser vereador e conseguiu. Tinha uma trajetória brilhante pela frente. Só Deus sabe por que não pôde continuar”, lamentou.

Ao final do discurso, Maycon pediu que a perda sirva como momento de reflexão para todos e reforçou a importância de demonstrar amor às pessoas enquanto ainda há tempo.

“Se você puder dizer para o seu pai, para sua mãe e para sua família que ama, diga hoje. Porque a vida é hoje, não é amanhã.”

A fala emocionada arrancou aplausos e lágrimas no plenário da Câmara, que neste momento se tornou palco não de debates políticos, mas de despedida, reflexão e homenagem à memória do vereador Francisco Maia.

https://www.instagram.com/reel/DVfBWfOD1U6/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.