A súmula da final do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Atlético Mineiro confirmou 23 expulsões após uma confusão generalizada registrada no fim da partida, disputada no Mineirão, em Belo Horizonte. O documento da arbitragem foi divulgado na madrugada desta segunda-feira (9).
O árbitro Matheus Candançan relatou na súmula que a confusão começou após um choque envolvendo o goleiro Everson, do Atlético-MG, e o meia Christian, do Cruzeiro.
Segundo o árbitro, Everson reagiu de forma agressiva após sofrer uma falta e atingiu o adversário com o joelho no rosto. Já Christian também foi citado por atingir o goleiro com a canela na cabeça quando a bola já estava sob domínio do atleta atleticano. Após esse lance, teve início uma briga generalizada envolvendo jogadores das duas equipes.
De acordo com a súmula, vários atletas trocaram socos e chutes durante o tumulto. Por causa da confusão intensa, o árbitro informou que não conseguiu aplicar os cartões vermelhos no momento das agressões, registrando as expulsões posteriormente no documento oficial.
Jogadores expulsos
Pelo Cruzeiro foram expulsos:
Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, João Marcelo, Lucas Villalba, Kauã Prates, Christian, Lucas Romero, Matheus Henrique, Walace, Gerson e Kaio Jorge.
Pelo Atlético-MG foram expulsos:
Everson, Gabriel Delfim, Preciado, Lyanco, Ruan Tressoldi, Junior Alonso, Renan Lodi, Alan Franco, Alan Minda, Mateo Cassierra e Hulk.
Como começou a confusão

O tumulto teve início nos acréscimos do segundo tempo, após um choque entre Christian e Everson dentro da área do Atlético-MG. Irritado com a falta, o goleiro reagiu empurrando o adversário e acabou caindo sobre ele com os joelhos.
Jogadores do Cruzeiro correram para defender o companheiro, iniciando uma briga envolvendo atletas das duas equipes. Durante a confusão, houve trocas de socos, chutes e até voadoras entre alguns jogadores.
Entre os episódios registrados, Lucas Romero chegou a dar uma voadora em Everson, enquanto o atacante Hulk também se envolveu em agressões com adversários. Outros jogadores trocaram empurrões e golpes em diferentes pontos do gramado.
Seguranças das equipes e policiais militares precisaram entrar em campo para separar os atletas. O árbitro solicitou apoio da Polícia Militar para controlar a situação. Após os ânimos serem contidos, a partida foi encerrada.