YacoNews

Polícia Civil promove palestra sobre prevenção à violência doméstica para estudantes em Porto Acre

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Porto Acre, promoveu na última quarta-feira, 11, uma palestra educativa voltada a estudantes da Escola José Plácido de Castro, localizada na sede do município. A atividade reuniu cerca de 110 estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, das turmas do 1º e 2º ano do ensino médio, e teve como objetivo orientar os jovens sobre temas relacionados à prevenção da violência e à conscientização sobre direitos e deveres.

A palestra foi conduzida pelo delegado Leonardo Meyohas, que abordou temas essenciais para o público juvenil, como os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante a apresentação, ele também destacou a importância de reconhecer sinais de violência e explicou como proceder diante de possíveis casos de abuso sexual, enfatizando os canais de denúncia e a importância de buscar ajuda.

Delegado da Polícia Civil do Acre orienta jovens sobre prevenção ao abuso sexual em escola de Porto Acre. Foto: cedida

O evento contou ainda com a participação da juíza Bruna Barreto, que reforçou a importância da informação como ferramenta de proteção para crianças e adolescentes. A iniciativa integra as ações preventivas desenvolvidas pelas instituições de segurança e justiça no município, aproximando os jovens do conhecimento sobre seus direitos e fortalecendo a rede de enfrentamento à violência.

A palestra foi conduzida pelo delegado Leonardo Meyohas e teve como tema central a violência doméstica contra a mulher. Durante durante a apresentação, também foi abordada a violência sexual nesse contexto, com esclarecimento de dúvidas dos estudantes. Foi destacado que a temática não tratou especificamente de abuso sexual contra crianças e adolescentes, mas da prevenção e do enfrentamento da violência contra a mulher.

Ação educativa da Polícia Civil do Acre reúne mais de 100 alunos em palestra sobre proteção de adolescentes em Porto Acre. Foto: cedida

Durante o encontro, os estudantes receberam orientações sobre comportamentos de respeito e responsabilidade nas relações. O delegado também alertou que as principais vítimas desse tipo de crime são mulheres mais jovens e conversou com os estudantes sobre a importância de adotarem atitudes que previnam a violência, reforçando que é fundamental evitar comportamentos agressivos e promover relações baseadas no respeito.

Também foram distribuídos panfletos informativos e leques, que aparecem nas mãos de alguns participantes na foto, com orientações sobre o Disque 181 da Polícia Civil, canal utilizado para denúncias anônimas.

O evento contou ainda com a participação da juíza Bruna Barreto, que reforçou a importância da informação como ferramenta de prevenção e proteção. A iniciativa integra as ações preventivas desenvolvidas por instituições de segurança e justiça no município, aproximando os jovens do conhecimento sobre seus direitos e fortalecendo a rede de enfrentamento à violência.

Sair da versão mobile