Ícone do site YacoNews

Presidente do Santos detalha escolha por Cuca: “Conhece os bastidores”

presidente-do-santos-detalha-escolha-por-cuca:-“conhece-os-bastidores”

Presidente do Santos detalha escolha por Cuca: “Conhece os bastidores”

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, apresentou os motivos que levaram à contratação de Cuca para o comando técnico da equipe. A decisão foi tomada após a saída de Juan Pablo Vojvoda, definida na sequência da derrota por 2 a 1 para o Internacional. Em entrevista à ESPN, o dirigente afirmou que não havia um plano estruturado para a troca e reforçou que a diretoria mantinha confiança no trabalho anterior até o momento da mudança.

ASSISTA AO ATUALIZA JÁ ESPORTE DESTA QUINTA-FEIRA (19/03)

“A gente não tinha um plano A, B ou C. Confiávamos no Vojvoda e só fizemos contato com Cuca nas últimas horas”, disse. Na sequência, justificou a escolha pelo novo treinador: “Acredito que é uma boa opção.” E detalhou: “Ele é um técnico que conhece o Santos, isso também é uma vantagem.”

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução Reprodução CucaReprodução / Globo

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Acho que ele vai ficar no Santos”, diz Neymar pai sobre renovação do filho

Esportes
“Até logo”: Igor Jesus confirma saída do Botafogo para clube inglês após o Mundial

Esportes
“Erro foi meu”: Neymar assume lance que abriu derrota e queda do Santos no Paulistão

Esportes
“Já falei 300 vezes”, responde Neymar, irritado com pergunta de repórter

Em seguida, acrescentou: “O Cuca tem muita experiência, chegou a decidir com o Santos uma Libertadores, então entendemos que o Cuca, além de bom treinador, conhece os bastidores, a pressão da torcida, e entendemos que ele pode com o seu trabalho e respaldo da diretoria, recolocar o Santos no caminho do bons resultados.”

Critério técnico e mudança considerada necessária

Marcelo Teixeira também abordou o processo de avaliação que levou à saída de Vojvoda, destacando que, apesar da continuidade dada ao trabalho, os resultados não atenderam às expectativas da diretoria. O presidente afirmou que vê a troca constante de treinadores como um fator negativo, mas indicou que o cenário exigiu uma mudança.

“Acho que isso é muito prejudicial a qualquer clube [mudar de treinador]. Nós insistimos com Vojvoda e sua comissão técnica, atuante e trabalhadora, mas não deu certo”, declarou.

Ao relembrar o período do argentino no clube, completou: “Ficamos esses nove meses [com Vojvoda], disputamos Brasileiro do ano passado, Paulista desse ano, onde saímos de forma precoce, já que esperávamos estar numa semifinal, e ao mesmo tempo iniciamos o Campeonato Brasileiro dessa forma.” Por fim, resumiu a decisão: “Entendemos que era necessária essa mudança.”

Experiência e histórico no clube pesaram na escolha

Ao explicar a opção por Cuca, Marcelo Teixeira citou fatores ligados à trajetória do treinador e à familiaridade com o ambiente do clube. O dirigente também relembrou experiências anteriores da própria gestão, utilizando como referência a permanência de Fábio Carille em momento anterior.

“Na minha gestão, tivemos sucesso no primeiro ano porque mantivemos o treinador.” Em seguida, pontuou: “Tínhamos um objetivo, fomos vice-campeões paulistas, fomos campeões de acesso e voltamos à primeira divisão com o Carille.” Ainda sobre o cenário atual, destacou: “Historicamente, o Santos tem muito essa questão de mudança [de técnicos] nos últimos anos.” E concluiu: “Na nossa, tivemos quatro treinadores.”

Diretoria trata polêmicas como superadas

A contratação de Cuca também foi analisada sob o ponto de vista extracampo. O treinador teve passagem breve pelo Corinthians em 2023, interrompida após repercussão envolvendo um caso ocorrido em 1987, na Suíça, cuja condenação foi anulada em 2024 pelo Tribunal Regional de Berna-Mittelland.

Sobre o tema, Marcelo Teixeira afirmou que o clube considerou o assunto resolvido: “Avaliamos essa repercussão. Tudo que ocorra paralelamente ao futebol tem que ter cuidado.” Em seguida, ressaltou: “Santos tem história de fazer apoio e campanhas de diferentes formas.” E completou: “Santos é protagonista nesse aspecto de campanhas e em ações sociais.”

Ao justificar a decisão, declarou: “Dentro do que avaliamos, entendemos como superada a questão.” E finalizou: “Ele já esclareceu e trabalhou em outros clubes nesses últimos anos. Acreditamos que tenha servido de exemplo e serve para nós também. Que a gente reafirme tudo que aquilo que possa servir de referência positiva ou negativa que tenha acontecido para que o Santos continue fazendo seu papel social.”

Sair da versão mobile