YacoNews

Rio Branco inicia Semana do Autismo com ação nas ruas

Foto: Átilas Moura/Secom.

A Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta segunda-feira (30), à programação da Semana de Conscientização do Autismo com uma ação educativa nas ruas da capital. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Atendimento ao Autista – Mundo Azul, busca ampliar o diálogo e a conscientização sobre o tema.

Como parte da abertura, um pit stop foi promovido para levar informações à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a mobilização, foram realizadas abordagens educativas, distribuição de materiais informativos e orientações, incentivando o respeito às diferenças.

Também foram entregues adesivos de identificação para veículos que transportam pessoas com TEA, conforme previsto na Lei nº 2.592/2026. A medida tem como objetivo conscientizar motoristas sobre a importância de reduzir o uso de buzinas e evitar ruídos no trânsito.

Foto: Átilas Moura/Secom.

A coordenadora do Mundo Azul, Édila Sousa, destacou que a ação marca o início de uma agenda mais ampla de atividades. “As atividades da Semana de Conscientização do Autismo serão realizadas no Centro de Atendimento ao Autista, com oficinas e rodas de conversa temáticas voltadas a todo o público. A programação começou hoje, 30 de março, e segue até o dia 1º de abril”, frisou.

A programação inclui três dias de oficinas no próprio centro, totalizando nove atividades voltadas a pais, responsáveis e crianças. Entre os temas abordados estão uso de telas na infância, seletividade alimentar, inclusão, empatia, autonomia no autismo, direitos da pessoa com TEA e recursos terapêuticos sensoriais, como slime e massinha.

Para a mãe atípica Sara Moreira, a iniciativa oferece apoio e informação às famílias. “Como mãe, precisamos muito desse tipo de orientação. Muitas vezes, não sabemos por onde começar ou a quem recorrer. Essas ações ajudam a esclarecer dúvidas e nos dão mais segurança para buscar o melhor para nossos filhos”, evidenciou.

O Mundo Azul é um centro especializado no atendimento a crianças com TEA, com foco no desenvolvimento em diferentes contextos, como familiar, educacional e social, promovendo autonomia e independência.

As atividades da Semana de Conscientização do Autismo seguem até o dia 1º de abril, com programação voltada especialmente ao público infantil e seus responsáveis.

Sair da versão mobile