A estimativa para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Acre em fevereiro de 2026 é de 204.246 toneladas, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume representa um crescimento de 9,2% em comparação com 2025, quando a produção foi de 186.972 toneladas.
Publicidade
Além do aumento na produção, a área plantada também apresentou expansão, passando de 62.804 hectares para 66.325 hectares no período analisado.
Entre as culturas com maior volume de produção no estado, mandioca e milho continuam liderando. A mandioca soma 501.922 toneladas, enquanto o milho registra 137.689 toneladas, consolidando-se como os principais produtos da agricultura acreana.
Foto: Pedro Devani/Secom
A secretária de Estado de Agricultura, Temyllis Silva, destacou que o crescimento da produção é resultado do trabalho conjunto entre produtores, instituições e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do campo. Segundo ela, o apoio do governo estadual e de parceiros tem sido essencial para o avanço do setor.
Publicidade
De acordo com a gestora, o desempenho positivo também se deve à resiliência dos produtores rurais, que enfrentam desafios climáticos e seguem investindo na produção com suporte de assistência técnica, mecanização, insumos e projetos de incentivo.
Temyllis ressaltou ainda que o Acre vem ganhando destaque nacional na área agrícola, com indicadores acima da média brasileira, o que contribui para tornar o estado mais atrativo para novos investimentos no agronegócio.
Entre os objetivos definidos pela Secretaria de Agricultura para este ano estão:
Crescer 12% na produção total;
Ampliar em 20% o número de produtores atendidos pela extensão rural;
Expandir a agricultura familiar sustentável e de baixo carbono.
Produção estimada por cultura
Mandioca: 501.922 toneladas
Milho: 137.689 toneladas
Banana: 87.352 toneladas
Soja: 59.724 toneladas
Cana-de-açúcar: 10.289 toneladas
Café: 6.969 toneladas
Laranja: 5.228 toneladas
Arroz em casca: 4.052 toneladas
Feijão: 2.769 toneladas
Fumo: 120 toneladas
Os dados são do IBGE e fazem parte do acompanhamento mensal da produção agrícola realizado em todo o país.
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.