Início / Versão completa
ENTRETENIMENTO

Vacinação contra gripe inicia neste sábado; saiba quem deve se imunizar

Por Portal Leo Dias 27/03/2026 08:34
Publicidade

A campanha de vacinação contra a gripe começa no próximo sábado (28/3), nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do país. A ação, que acontece até o fim de maio, prioriza públicos mais vulneráveis à doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 14 mil casos de síndrome respiratória aguda grave neste ano.

Publicidade

Mais de 15 milhões de doses de vacina já foram distribuídas. A ideia é pessoas mais suscetíveis a formas graves da doença ganhem a preferência, com a intenção de reduzir situações graves, internações e mortes associadas à influenza.

Veja as fotosAbrir em tela cheia VacinaçãoTânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo Vacinação está em baixa no PaísPexels VacinaRicardo Nunes/MS Dia D de vacinação contra gripe em SPFoto/Pexels

Voltar
Próximo

Publicidade

Leia Também

Saúde
Anvisa aprova dose única de vacina contra dengue desenvolvida pelo Butantan

Notícias
“Arraiá Pet”: Prefeitura de SP tem 288 cães e gatos à espera de novos lares

Política
“Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora”, diz Lula a Motta

Música
“Cê Tá Doido Festival” chega a Ribeirão Preto neste sábado

Vale destacar que a influenza é uma infecção respiratória causada por vírus da família Orthomyxoviridae. Na forma informal, é o que se convencionou chamar de gripe — com efeitos diferentes do resfriado comum, provocado por outros vírus respiratórios.

A orientação do governantes é para que estados e municípios intensifiquem a campanha logo no primeiro mês, com ações para o alcance imediato do grupo prioritário.

Veja quem deve se vacinar na campanha:

crianças de seis meses a menores de seis anos,
idosos com 60 anos ou mais,
gestantes,
pessoas com comorbidades,
profissionais de saúde e educação, entre outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde.

Ainda vale ressaltar que pacientes fora do público-alvo do Sistema Único de Saúde (SUS) podem receber a vacina na rede privada. Em tempo, doses remanescentes podem ser liberadas ao restante da população ao fim da campanha nacional, mas isso depende de estoque e não deve servir de garantia.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.