YacoNews

Vice-governadora Mailza acompanha andamento de emendas e visita nova sede da Repac antes da inauguração

A vice-governadora Mailza Assis esteve nesta quarta-feira, 11, na Representação do Governo do Estado em Brasília (Repac), onde acompanhou o andamento de emendas destinadas por ela quando exercia o mandato de senadora da República e visitou as novas instalações do órgão, que devem ser inauguradas no próximo dia 31 de março.

Durante a agenda, Mailza foi recebida pelo diretor-executivo da Repac, Samuel Lisboa, que apresentou atualizações sobre a liberação de recursos voltados a obras importantes para o estado, como a revitalização do Teatro Plácido de Castro (Teatrão), do Palácio Rio Branco e do Galpão da Cageacre.

Mailza acompanhou andamento de emendas para obras importantes do estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

A vice-governadora destacou a importância da Representação do Governo do Acre em Brasília como um espaço estratégico para fortalecer a articulação institucional com ministérios, parlamentares e órgãos federais.

“Estou aqui no escritório de representação do nosso estado em Brasília tratando do acompanhamento das nossas emendas, como as destinadas ao Teatrão, ao galpão da Cageacre e ao Palácio Rio Branco. Também conversamos sobre as novas instalações da Repac, que em breve serão inauguradas e vão oferecer um espaço mais estruturado para atender parlamentares, prefeitos e representantes do nosso estado que vêm à capital federal em busca de recursos e parcerias”, afirmou Mailza.

Samoel Lisboa apresentou projeto da nova sede da Repac. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Ela ressaltou ainda que a presença institucional do Acre em Brasília é fundamental para garantir que o estado avance em projetos e investimentos. “Brasília é fundamental para que possamos fortalecer o desenvolvimento do Acre e assegurar que os interesses da nossa população sejam bem representados”, acrescentou.

O diretor-executivo da Repac, Samuel Lisboa, destacou o papel estratégico do órgão na interlocução com a bancada federal e no acompanhamento de convênios e liberação de recursos para o estado.

“A Representação do Governo tem um papel institucional muito importante em Brasília, participando da articulação com a bancada federal, órgãos federais e organismos internacionais. Esse novo espaço do Acre aqui na capital federal fortalece a presença institucional do estado e amplia nossa capacidade de acompanhar convênios e recursos”, explicou.

Segundo Lisboa, a nova sede da Repac terá uma estrutura ampliada. O espaço anterior possuía cerca de 300 metros quadrados, enquanto a nova instalação conta com aproximadamente 700 metros quadrados, proporcionando melhores condições de atendimento e trabalho para as equipes e representantes do estado.

Ele também agradeceu a visita da vice-governadora e destacou sua atuação no acompanhamento das emendas parlamentares. “A presença da vice-governadora aqui é muito importante. Ela sempre acompanha de perto cada convênio e cada recurso federal destinado ao Acre, o que faz diferença para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Articulação em Brasília

Ainda no ano passado, Mailza esteve em Brasília para tratar da liberação de recursos de emendas parlamentares destinadas por ela quando era senadora. Na ocasião, reuniu-se com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Júlio Pinheiro, com o objetivo de acelerar repasses para obras estruturantes e projetos de valorização do patrimônio histórico, cultural e social do Acre.

A Representação do Governo do Acre em Brasília tem como principal missão defender os interesses do estado na capital federal, atuando no acompanhamento de liberações de recursos financeiros, convênios e projetos junto ao Congresso Nacional e aos ministérios.

Desde maio de 2024, a Repac já acompanhou a liberação de mais de R$ 255,5 milhões em recursos federais para o estado, destinados a diversas áreas da gestão pública.

Entre as ações contempladas estão a construção da nova maternidade de Rio Branco, pavimentação e recuperação de rodovias estaduais e vias urbanas, aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, manutenção de ramais e reformas de hospitais.

Nova sede

A Repac passou a funcionar em novas instalações no final de 2024, em Brasília. O novo espaço é mais amplo e moderno, atendendo não apenas às necessidades da própria Representação, mas também de órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e outras instituições públicas.

Projeto valoriza a identidade do estado. Imagem: cedida

O projeto da nova sede foi pensado para fortalecer a presença institucional do Acre na capital federal e também valorizar a identidade do estado. A proposta contempla elementos que destacam a cultura, o artesanato, as riquezas naturais e a culinária acreana, além de espaços dedicados à memória e à história.

Entre os destaques do projeto estão a criação de uma galeria de governadores e um painel histórico que contará a trajetória do Acre, reforçando o reconhecimento da história política e social do estado para visitantes, autoridades e representantes institucionais que passam pelo local.

Via Secom

 

Sair da versão mobile