Início / Versão completa
ENTRETENIMENTO

Filme sobre o SUS emociona em sessão com Lula, Bruno Gagliasso e Romulo Estrela

Por Portal Leo Dias 08/04/2026 10:34
Publicidade

Uma sessão marcada por emoção e discursos em defesa da saúde pública reuniu artistas, autoridades e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a exibição do filme “Por um Fio”, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Em vídeo compartilhado nas redes sociais por nomes como Bruno Gagliasso e Romulo Estrela, o clima após a exibição foi de forte comoção.

Publicidade

O longa, inspirado na obra do médico Drauzio Varella e dirigido por David Schurmann, retrata a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em meio ao processo de redemocratização do país. “Viram que foi emocionante, né? Olho de choro de todo mundo aqui. O negócio foi incrível”, disse Bruno, destacando a homenagem feita a profissionais da saúde e ao próprio SUS.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Bruno Gagliasso sobre filme “Por um Fio”Reprodução: Instagram/@brunogagliasso Romulo Estrela sobre filme “Por um Fio”Reprodução: Instagram/@brunogagliasso Lula esteve presente a sessão especial do filme “Por um Fio”Reprodução: Instagram/@brunogagliasso Lula esteve presente a sessão especial do filme “Por um Fio”Reprodução: Instagram/@brunogagliasso Ministro Alexandre Padilha também marcou presençaReprodução: Instagram/@brunogagliasso

Voltar
Próximo

Publicidade

Leia Também

Famosos
Giovanna Ewbank promete acionar a Justiça após comentário ofensivo sobre os filhos

Saúde
Vacina contra herpes-zóster não está no SUS devido ao valor alto apresentado pela fabricante

Saúde
SUS passa a oferecer terapia gênica inovadora para crianças com AME

Famosos
Romulo Estrela completa 42 anos e ganha surpresa da esposa e filho: “Melhor pai do mundo”

Durante o encontro, Lula ressaltou o papel histórico do sistema público brasileiro. “É o único país do mundo, com mais de 100 milhões de habitantes, que tem um sistema único de saúde que oferece transplante, que oferece remédio, que oferece tratamento. O SUS é uma evolução extraordinária e eu posso dizer para vocês que o mundo inteiro, o mundo inteiro, mesmo em países ricos, não tem um sistema como o SUS”, afirmou. Gagliasso enfatizou que “saúde é um direito de todos”.

O filme utiliza o sistema de saúde como pano de fundo para um drama familiar ambientado entre as décadas de 1970 e 1980, período em que o SUS começou a ser estruturado. No elenco, nomes consagrados como Othon Bastos e Zezé Motta se juntam a atores da nova geração, como Gagliasso, Estrela e Bárbara Colen.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também participou do evento e reforçou o caráter simbólico da produção. Segundo Romulo, a obra busca fazer com que o público compreenda a dimensão do sistema público de saúde e sua relevância para milhões de brasileiros. “É um filme que fala muito sobre acreditar. Sobre olhar no olho do outro e acreditar que é possível”, disse o ator.

A sessão integra a agenda cultural do chamado “Cine Alvorada”, iniciativa que tem reunido produções nacionais e seus elencos em exibições especiais na residência oficial da Presidência. A expectativa é que “Por um Fio” amplie o debate sobre saúde pública e leve ao grande público uma narrativa que mistura memória, política e emoção.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.