O Ministério Público do Estado do Acre deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), a Operação Duplo Corte, com apoio da Polícia Militar do Acre, para combater a atuação da facção criminosa Comando Vermelho no estado.
Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a ação resultou no cumprimento de 21 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco.
As ações ocorreram nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Mâncio Lima, com a participação de cerca de 40 policiais militares, além de promotores de Justiça e servidores do MPAC.
Em Sena Madureira, cinco pessoas foram alvo da operação. Duas foram presas e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município.
Durante a operação, foram apreendidos 52 pacotes de entorpecentes com características semelhantes à cocaína, somando aproximadamente 1,8 quilo.
A ofensiva contou ainda com apoio do Gaeco do Ministério Público de Goiás e da Polícia Militar de Goiás, que cumpriram mandado de busca e apreensão em Aparecida de Goiânia.

As investigações começaram a partir da análise de dados extraídos de celulares apreendidos com integrantes da organização criminosa. O material revelou a atuação estruturada do grupo, incluindo responsáveis por movimentações financeiras e distribuição de drogas.
O nome da operação faz referência à estratégia de atingir simultaneamente diferentes frentes da organização, tanto nas ruas quanto dentro e fora do sistema prisional.
A ação faz parte do plano estratégico do MPAC de enfrentamento ao crime organizado, com foco na integração entre órgãos de segurança e no uso de inteligência para desarticular facções.