Início / Versão completa
ACRE

Cartórios registram aumento de empresas em sistema de cobrança extrajudicial

Por Redação 22/05/2026 09:28
Publicidade

O número de empresas cadastradas para utilização do sistema de protesto extrajudicial no Acre segue em crescimento e já se aproxima de quatro mil registros ativos. Atualmente, 3.977 empresários e instituições utilizam a ferramenta, reforçando o protesto como alternativa para recuperação de créditos e redução da judicialização de cobranças.

Publicidade

Os dados apontam aumento gradual nas novas adesões ao longo dos primeiros meses do ano. O volume de novos cadastrados passou de 45 registros em janeiro para 59 em abril, indicando crescimento no interesse de empresas e instituições pelo sistema.

Com os convênios, empresas, instituições financeiras, órgãos públicos e demais credores podem encaminhar títulos para cobrança por meio dos cartórios de protesto. O procedimento funciona como uma alternativa extrajudicial para recuperação de valores em aberto, permitindo que dívidas sejam regularizadas sem a necessidade de abertura imediata de processos judiciais.

Na prática, o mecanismo atua como ferramenta de aproximação entre credores e devedores, estimulando acordos e ampliando as possibilidades de regularização financeira. A expansão dos cadastros acompanha um movimento de fortalecimento das ferramentas de recuperação de crédito no estado.

Publicidade

Levantamento divulgado anteriormente pelos cartórios mostrou que milhares de títulos foram apresentados para protesto no Acre, movimentando centenas de milhões de reais e contribuindo para a recuperação de créditos e renegociações financeiras.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.