Quatro deputados do Acre assinam emenda que pode adiar fim da escala 6×1 por 10 anos
Quatro deputados federais do Acre estão entre os parlamentares que assinaram a emenda apresentada na Câmara dos Deputados que pode adiar por até dez anos a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 no Brasil.
Os acreanos que apoiaram a proposta são Zezinho Barbary (PP-AC), Zé Adriano (PP-AC), Roberto Duarte (Republicanos-AC) e Meire Serafim (União-AC).
A emenda foi protocolada pelo deputado Sérgio Turra (PP-RS) e já reúne 176 assinaturas na Câmara. O texto foi apresentado dentro da discussão da PEC que propõe o fim da escala 6×1 e a redução da jornada semanal para 40 horas.
Apesar de tratar da redução da carga horária, a emenda abre brecha para jornadas maiores por meio de acordos coletivos entre empresas e sindicatos. Na prática, trabalhadores poderiam cumprir até 52 horas semanais, dependendo da negociação.
O texto também prevê redução do FGTS pago pelas empresas, passando de 8% para 4%, além de isenção temporária da contribuição patronal ao INSS para novas contratações.
Outro ponto da proposta estabelece que a redução da jornada só começaria a valer dez anos após a aprovação da PEC. Caso o texto avance, as mudanças poderiam entrar em vigor apenas em 2036.
A proposta original do fim da escala 6×1 prevê redução da jornada semanal e mudanças nas relações de trabalho. No entanto, a emenda assinada pelos parlamentares do Centrão e partidos ligados ao bolsonarismo tem gerado críticas de setores que defendem a implementação imediata da medida.
Os outros deputados federais do Acre — Antônia Lúcia, Coronel Ulysses, Socorro Neri e Eduardo Velloso — não aparecem entre os signatários da emenda apresentada na Câmara.