Início / Versão completa
ENTRETENIMENTO

Filha de diplomatas morre atropelada horas após chegar ao Rio para recomeçar a vida

Por Portal Leo Dias 19/05/2026 15:33
Publicidade

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o atropelamento que matou a jovem Mariana Tanaka Abdul Hak, de 20 anos, e deixou outras duas pessoas feridas na tarde do último sábado (16/5), em Ipanema, na Zona Sul da capital fluminense.

Publicidade

Filha dos diplomatas Ibrahim Abdul Hak Neto, assessor especial no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para temas de paz e segurança, e Ana Patrícia Neves Abdul Hak, cônsul-adjunta do Brasil em Buenos Aires, Mariana havia acabado de chegar ao Rio de Janeiro para iniciar uma nova etapa da vida. A jovem tinha sido contratada para trabalhar em uma multinacional de cosméticos e se mudaria definitivamente para a cidade.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Ibrahim Abdul Hak Neto se emociona ao falar sobre a filhaFoto: Betinho Casas Novas/ TV Globo O diplomata Ibrahim Abdul Hak Neto empurra a cadeira de rodas da esposa, a também diplomata Ana Patrícia Neves Abdul Hak, no Aeroporto Santos Dumont Foto: Betinho Casas Novas/ TV Globo O diplomata Ibrahim Abdul Hak Neto empurrando a cadeira de rodas da esposa, a também diplomata Ana Patrícia Neves Abdul Hak, no Aeroporto Santos DumontFoto: Betinho Casas Novas/ TV Globo O embaixador Ibrahim Abdul Hak Neto e a filha, Mariana Tanaka Abdul HakFoto: Reprodução Mariana Tanaka Abdul Hak, de 20 anos, foi atropelada em Ipanema e morreu no domingoFoto: Reprodução

Voltar
Próximo

Publicidade

Nenhum item relacionado encontrado.
Segundo relatos de testemunhas, uma van de entregas teria tentado desviar de um ciclista na esquina das ruas Vinicius de Moraes e Visconde de Pirajá, perdido o controle e invadido a calçada, atingindo as vítimas. Em depoimento, no entanto, o motorista afirmou que o veículo apresentou uma falha mecânica e negou a presença de um ciclista no local.

Mariana e a mãe foram socorridas e levadas ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, assim como um homem que também ficou ferido. A jovem sofreu múltiplas fraturas e morreu no domingo (17/5), em decorrência de traumatismo craniano. Ana Patrícia recebeu alta, mas segue em recuperação e utiliza cadeira de rodas.

Em entrevista à TV Globo, Ibrahim Abdul Hak Neto falou emocionado sobre a filha e relembrou os planos que ela tinha para a nova fase no Brasil.

“A dor é dupla, pois é uma dor que é física e é a dor emocional de perder o filho. Ela era uma fonte de alegria, de amor, de juventude, aquela pessoa que, quando você sabe que está com você, que está em casa, traz a música, a dança, as piadas, a alegria, as provocaçõezinhas”, disse.

O diplomata também detalhou a dinâmica do acidente e o estado de saúde da esposa.

“Ela (Ana Patrícia) está bem machucada. Ela foi poupada do dano maior. A Mariana foi pressionada contra o poste, aquele farol de trânsito que parece que foi derrubado, na esquina da Vinicius de Moraes com a Visconde de Pirajá, foi onde a Mariana foi pressionada”, explicou Abdul, enquanto empurrava a esposa em uma cadeira de rodas no Aeroporto Santos Dumont.

Mariana havia desembarcado no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, na manhã do acidente. Depois de deixar as malas no apartamento onde passaria a morar, em Ipanema, saiu para caminhar com a mãe pelas ruas do bairro. Poucos minutos depois, as duas foram atingidas pela van.

Formada em administração de empresas pela ESCP Business School, em Turim, na Itália, Mariana viveu em diversos países ao longo da vida, entre eles Reino Unido, Venezuela, Bélgica, Líbano, França e Itália. Fluente em português, inglês, espanhol e francês, ela decidiu retornar ao Brasil após anos vivendo na Europa.

“Eu e minha esposa somos diplomatas, então nós a levamos para morar em muitos lugares do mundo, alguns excelentes, outros muito difíceis. E a decisão da Mariana era se enraizar finalmente no seu próprio país, depois de, enfim, experimentar diferentes culturas. O que ela queria era o sonho de fincar raízes, e o Rio de Janeiro era a escolha dela”, afirmou o pai.

Muito abalado, Ibrahim também tentou traduzir o tamanho da perda da filha.

“Foi um anjo que Deus me deu e com o qual eu e a minha mulher convivemos por mais de 20 anos. A forma de ver isso é agradecer por viver esses 20 anos com ela. E evitar pensar no futuro”, declarou aos prantos.

O embaixador esteve no Rio nesta segunda-feira (18/5) para cuidar dos trâmites de liberação do corpo e do traslado para São Paulo, onde vivem familiares da jovem. O velório e o enterro estão previstos para quinta-feira (21/5).

A van envolvida no atropelamento foi apreendida, e o caso segue sob investigação da 14ª DP (Leblon).

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.