O prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, afirmou nesta quinta-feira (29) que a Prefeitura já havia solicitado oficialmente ao Detran melhorias de sinalização e intervenções em pontos considerados perigosos da cidade, incluindo o trecho onde ocorreu o acidente que resultou na morte da aposentada Elina Matos.
“Pedimos ao Detran que sinalizasse o local onde ocorreu o acidente com a vítima fatal. Fomos ignorados”, declarou o prefeito.
Dona Elina morreu após ser atropelada por uma motocicleta na Rua Quintino Bocaiúva, nas proximidades do cartório, no centro da cidade. Ela chegou a ser transferida para Rio Branco, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dentro da ambulância do Samu durante o trajeto.
Documentos enviados pela Prefeitura mostram que a gestão municipal vinha alertando o Departamento Estadual de Trânsito sobre os riscos em diversos cruzamentos e vias de Sena Madureira.
Em um dos ofícios encaminhados ao Detran, a Prefeitura solicitou estudo técnico e reforço de sinalização em cruzamentos considerados críticos, incluindo justamente o encontro da Rua Siqueira Campos com a Rua Quintino Bocaiúva, local apontado como área frequente de acidentes.
Segundo o documento, moradores, comerciantes e condutores relatavam deficiência na sinalização vertical e horizontal, além de problemas de visibilidade e fluxo desordenado de veículos.
A Prefeitura também encaminhou outros pedidos envolvendo implantação de redutores de velocidade, faixas elevadas e reforço da sinalização em áreas escolares e vias movimentadas do município.
Além disso, a administração municipal afirma ter solicitado ao Detran a formalização de convênio para atuação conjunta em ações de trânsito, fiscalização e sinalização viária.
Segundo Gerlen Diniz, o Detran chegou a realizar estudos técnicos em alguns pontos da cidade, mas as obras e intervenções solicitadas não foram executadas.
Nos bastidores, o caso aumentou a cobrança por medidas urgentes de segurança viária em Sena Madureira, principalmente em áreas com histórico frequente de acidentes.
A morte de Dona Elina gerou forte comoção no município e reacendeu o debate sobre a responsabilidade dos órgãos públicos na prevenção de tragédias no trânsito.

