Sicredi Biomas amplia ações de educação financeira na Semana ENEF 2026
A Sicredi Biomas participa da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) 2026 reforçando a importância da organização financeira, do planejamento de longo prazo e da construção de hábitos mais conscientes no dia a dia. A mobilização nacional será realizada entre os dias 18 e 24 de maio e terá como tema “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”.
Promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) desde 2014, a Semana ENEF reúne iniciativas gratuitas em todo o país com o objetivo de ampliar o acesso da população à educação financeira e estimular reflexões sobre consumo consciente, planejamento e qualidade de vida.
Dentro desse contexto, a Sicredi Biomas reforça a proposta de aproximar a educação financeira da realidade das pessoas, mostrando que prosperidade não depende apenas do tamanho da renda, mas também de hábitos financeiros saudáveis, organização e preparo para lidar com imprevistos.
A abordagem defendida pela instituição busca mostrar que cuidar do dinheiro vai além de cortar gastos ou preencher planilhas. A ideia é incentivar decisões financeiras mais conscientes, considerando necessidades, desejos, planejamento e qualidade de vida ao longo do tempo.
Segundo a Sicredi Biomas, a educação financeira precisa estar conectada às situações reais enfrentadas pelas famílias, como mudanças na renda, despesas inesperadas e decisões cotidianas que impactam diretamente o orçamento.
Nas últimas edições da Semana ENEF, a Sicredi Biomas ampliou sua atuação dentro do sistema cooperativista. Em 2023, foram realizadas 3.774 ações de educação financeira. Em 2024, o número subiu para 4.529 iniciativas e, em 2025, alcançou 4.956 ações apenas em sua área de atuação.
Na edição do ano passado, a mobilização contou com a participação de 92 cooperativas de todo o sistema Sicredi, alcançando mais de 34 milhões de participações. As ações envolveram cursos, oficinas, palestras e orientações financeiras e esse ano conta com I-SFB, que é o diagnóstico do Índice de saúde financeira de cada pessoa, essa iniciativa está disponível de forma gratuita por meio do site: Educação Financeira – ISFB.
Além das atividades realizadas durante a Semana ENEF, a Sicredi Biomas mantém ações permanentes de educação financeira por meio do programa Cooperação na Ponta do Lápis durante todo o ano em suas agências de atendimento aos associados.
“Esse ano queremos reforçar que a educação financeira e para todos os segmentos financeiros, seja para empresas, para o agronegócio e principalmente para aquela pessoa que deseja construir o seu futuro com uma relação saudável com seus recursos financeiros. Entender como usar o dinheiro é uma ferramenta importante para geração de um futuro mais próspero, destaca Amanda Avelina, especialista de sustentabilidade e cooperativismo na Sicredi Biomas.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 261 municípios e possui 361 agências, para o atendimento a mais de 1,6 milhão de associados.
Site do Sicredi: Clique aqui
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok