O Poder Executivo estadual manifestou-se de forma célere por meio de seus canais institucionais para estabelecer o balanço inicial das ações de resgate e contenção de danos na região do Rio Iaco. No documento, o governo divulga nota oficial sobre desabamento da Ponte Frei Paolino Baldassari em Sena Madureira, buscando centralizar os dados periciais preliminares e o número exato de atingidos pelo colapso estrutural ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 5 de junho. A manifestação da administração pública ocorre em um momento de extrema cobrança por parte da sociedade civil e dos parlamentares locais, que exigem esclarecimentos técnicos sobre os motivos que levaram uma obra de grande porte a ruir de maneira fulminante com pouco tempo de uso.
De acordo com o texto assinado pela gestão estadual, o balanço de vítimas aponta que quatro pessoas foram retiradas das imediações com ferimentos e encaminhadas imediatamente para a unidade hospitalar do município. No cenário de crise em que o governo divulga nota oficial sobre desabamento da Ponte Frei Paolino Baldassari em Sena Madureira, as autoridades de saúde asseguraram que os pacientes socorridos receberam pronto atendimento médico e encontram-se fora de risco de morte. O comunicado oficial também trouxe uma justificativa de caráter preventivo, informando que a estrutura de concreto já havia sido interditada para o fluxo geral na quinta-feira, 4, exatamente para mitigar o potencial de uma tragédia de proporções ainda maiores no Segundo Distrito.
Leia a nota oficial na íntegra:
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulga o boletim dos feridos que foram resgatados até o momento pelas equipes de saúde e do Corpo de Bombeiro Militar do Acre (CBMAC):
* Edinaldo Muniz, 54 anos – em estado considerado grave com traumatismo craniano, trauma interno abdominal e renal. Paciente em transferência para Rio Branco;
* Antônio Morais Lima Filho, 36 anos – paciente em estado considerado gravíssimo com fratura no fêmur. Pupilas dilatadas encaminhado para sala vermelha. Paciente em transferência para Rio Branco;
* Ednei Muniz, 51 anos – paciente estável com fratura ocasionada por trauma;
* Weverton Murieta – 34 anos – paciente estável com escoriações e pequenos ferimentos;
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Bujari e Manoel Urbano foram deslocadas à Sena Madureira para dar suporte no atendimento às vítimas.
Também há uma ambulância de suporte avançando saindo de Rio Branco para a transferência dos pacientes graves.
Por: Victor Bastos

