Ícone do site YacoNews

Carne, café e outros: veja produtos isentos da taxa de 12,5% dos EUA

Tarifaço: EUA pode pagar mais por plásticos e cosmético, diz entidade
Reprodução/FGV

Centenas de produtos ficaram de fora da sobretaxa dos Estados Unidos de 12,5% contra o Brasil, anunciada nesta quinta-feira (23/7), para punir o que o governo Donald Trump chamou de ineficiência de governos no combate ao trabalho forçado. Entre eles, estão carne bovina, suco de laranja, cafés, itens de celulose e alumínio. 

A informação consta em um extenso anexo publicado pelo Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) logo após o anúncio da tarifa. A nova taxa substitui uma taxa global temporária de 10%, imposta pelo governo norte-americano após a Justiça dos EUA revogar o tarifaço de Trump. 

Alguns dos produtos isentos:

Além do Brasil, outros 59 países foram alvos da nova taxação norte-americana. Alguns deles, contudo, foram submetidos a alíquotas inferiores, a exemplo de Argentina, Canadá e Reino Unido. Eles estão no grupo de tarifados com 10% por, segundo os EUA, terem adotado medidas para evitar a importação de produtos feitos com suposto trabalho forçado.

As investigações que basearam a decisão do USTR foram abertas em março deste ano. Elas tiveram como base a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, utilizada pelo governo dos EUA no combate a práticas “injustas ou discriminatórias” contra o comércio do país.

Entre no canal de WhatsApp
do Metrópoles

Levando em conta a tarifa relacionada ao trabalho forçado, o Brasil agora soma tarifas norte-americanas de 37,5%. A nova taxa entra em vigor nesta sexta-feira (24/7).


Conteúdo reproduzido originalmente em: Metropoles por Junio Silva.

Sair da versão mobile