O Acre recebeu 913 tubetes de insulina glargina e 249 canetas reutilizáveis para aplicação do medicamento, como parte da estratégia do Ministério da Saúde de substituir gradualmente a insulina NPH no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição teve início nesta terça-feira (21) e integra um lote nacional de aproximadamente 383 mil tubetes enviados aos estados brasileiros.
Considerada uma insulina de ação prolongada, a glargina oferece maior estabilidade no controle da glicemia e, na maioria dos casos, permite apenas uma aplicação diária, reduzindo o número de injeções necessárias ao tratamento.
Quem poderá receber a insulina glargina
Segundo o Ministério da Saúde, a substituição da insulina NPH pela glargina será destinada aos seguintes grupos:
- Crianças e adolescentes de 2 a 18 anos incompletos com diabetes tipo 1;
- Pessoas com 70 anos ou mais diagnosticadas com diabetes tipo 1 ou tipo 2.
O fornecimento do medicamento dependerá de avaliação clínica e prescrição médica, seguindo os protocolos estabelecidos pelo SUS.
Atendimento será realizado nas UBSs
Os pacientes ou responsáveis deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) levando a receita médica. A equipe multiprofissional da unidade avaliará se o paciente atende aos critérios para realizar a migração da insulina NPH para a glargina.
Pacientes também receberão caneta reutilizável
Além dos tubetes de insulina, os pacientes contemplados receberão:
- Caneta reutilizável para aplicação, com validade de até três anos;
- Agulhas para utilização do medicamento;
- Orientações sobre a técnica correta de aplicação;
- Informações sobre armazenamento e conservação da insulina.
De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa busca ampliar a qualidade do tratamento oferecido pelo SUS e proporcionar mais segurança e praticidade aos pacientes com diabetes.
Por Allyson Barros

